Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8917
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A webquest como ferramenta de aprendizagem no contexto escolar
metadata.dc.creator: Alves, Robson José Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: Maciel, João Wandemberg Gonçalves
metadata.dc.description.resumo: Para a internet ser vista como uma ferramenta útil no auxílio de pesquisas escolares, deve-se colocar à disposição do aluno recursos que o orientem frente às inúmeras atividades que normalmente são solicitadas no contexto escolar. Diante dessa necessidade preeminente, decidiu-se realizar esse estudo, tomando como principal fonte observações da utilização da Webquest pelos alunos e questionário de grupo. Como fonte complementar, o ponto de vista do(s) professor(es) sobre a aplicação deste recurso metodológico e de seus resultados colhidos, visando a favorecer à prática docente. A proposta em tela, ancorando-se em pressupostos teóricos, postulados por Lévy (2010); Marcuschi e Xavier (2005) e Moran (2013) busca verificar o papel da Webquest como facilitadora no processo de pesquisa na internet por alunos do 8º ano do ensino fundamental em uma escola pública na cidade de Campina Grande, Paraíba; aprimorar o letramento digital dos educandos, participantes da pesquisa; checar se a utilização de Webquests proporciona o trabalho cooperativo e/ou colaborativo no contexto escolar e investigar o papel do professor na utilização dessa ferramenta tecnológica no contexto de sala de aula. A metodologia norteadora da pesquisa definiu-se a partir da natureza qualitativa como uma maneira de dar voz às pessoas envolvidas. Esse tipo de pesquisa permite a obtenção de dados descritivos mediante contato direto e interativo do pesquisador com a situação objeto de estudo, possibilitando que este entenda fenômenos segundo a perspectiva dos participantes da situação estudada e a partir daí situe suas interpretações. Necessário se fez, no caso deste projeto de pesquisa, situar e construir um dinamismo de aproximação do processo de aquisição do conhecimento na pesquisa escolar através da internet. Daí a opção de se realizar uma pesquisa-ação com a inserção da ferramenta Webquest. O contexto de aprendizagem promovida pela referida WebQuest alude a práticas que põem o educando em contato com diversos saberes, dentro de atividades autênticas de uso da língua, que o fazem refletir e interagir com estes conteúdos, de modo a construir consigo e com os outros sua competência discursiva.
Abstract: For the internet to be seen as a useful tool in the aid of school research, resources should be made available to guide the student because of the numerous activities that are normally requested in a school context. Given this preeminent need, we decided to carry out this study, observing of the use of Webquest by the students and using a group questionnaire as our main study source. As a complementary source, the teacher‟s point of view on the application of this methodological resource and its results was used, aiming to improve teaching. This proposal, anchored in the theoretical assumptions postulated by Lévy (2010), Marcuschi and Xavier (2005), and Moran (2013), seeks to verify the role of Webquest as facilitator on internet research process by 8th grade students in a public school in the city of Campina Grande, Paraíba; to improve the digital literacy of students participating in this research; to check if the use of Webquests provides the cooperative and/or collaborative work in the school context; and to investigate the role of the teacher in the use of this technological tool in the classroom context. The methodology guiding the research was defined from a qualitative nature, as a way of giving voice to the people involved. This type of research allows researchers to obtain descriptive data through direct and interactive contact with the situation under study and enables them to understand phenomena according to the perspective of the participants on the studied situation. From that point, the researchers can situate their interpretations. In the case of this research project, it is necessary to situate and construct dynamism of approximation to the process of knowledge acquisition through the internet for school research. Hence, the option of performing an action research with the insertion of the Webquest tool. The learning context promoted by the said Webquest alludes to practices that put the learner in contact with diverse knowledge within authentic activities of language use, which makes the student reflect and interact with these subjects, so as to build discursive competence between the learner and others.
Keywords: Letramento digital
Trabalho colaborativo
Webquest
Digital literacy
Collaborative work
Webquest
metadata.dc.subject.cnpq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Letras (Profletras)
Citation: AlVES, Robson José Gomes. A webquest como ferramenta de aprendizagem no contexto escolar. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8917
Issue Date: 30-Nov-2016
Appears in Collections:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf1,93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.