Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8922
Tipo: | Dissertação |
Título: | Cidadania ecológica: linguagem midiática e sustentabilidade |
Autor(es): | Costa, Maria Wilma Albuquerque da |
Primeiro Orientador: | Maciel, João Wandemberg Gonçalves |
Resumo: | Este relato de experiência pedagógica trata de descrever ações interventivas e experimentais com recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação Contemporâneas (TICC), disponíveis à comunidade escolar, utilizando-as no projeto “Cidadania ecológica: linguagem midiática e sustentabilidade”. A aplicabilidade aconteceu em roda de diálogo com alunos do 6º ao 9ºano e objetivou-se promover uma mídia radiofônica rádio Web-Podcast possibilitando a expressividade espontânea dos alunos protagonistas de ações críticas e reflexivas acerca dos acontecimentos cotidianos. Programou-se recursos que possibilitaram atividades didáticas de expressividade vocal e corporal, de autoconhecimento, de integração sociocultural e de consciência ecológica e sustentabilidade no espaço em que o sujeito está inserido. Nessa perspectiva, recorreu-se aos estudos de Behrens (2013); de Moran (2013); de Brandão e Crema (1991); de Moraes (1997) e de Boff (2012). As TICC foram usadas como estímulos para o ensino-aprendizagem, como recursos facilitadores, como meio de engajamento e como meio de reflexão do uso das mídias comunicativas na convivência social. Para a compreensão do uso das novas tecnologias, tomou-se como pressupostos teóricos os postulados de Lévy (2014), de Moran (2013), de Gabriel (2014) de Santaella (2014), dentre outros. Lançou-se mão, ainda, dos pressupostos teórico-metodológicos de Freire (1996), de Gadotti (1993), de Gutierrez e Prado (2002), entre outros. Para a teoria de comunicação radiofônica, foram perscrutadas as obras de Meditsch (2005), de Tavares (2009), de Silva (2004) e vários Sites relacionado ao tema. Baseou-se os estudos linguísticos referentes à linguagem oral e escrita em Antunes (2003), Koch e Elias (2014) e, para o gênero textual-discursivo de esfera jornalista, Marcuschi (2008) e Baltar (2012). Evidenciou-se o processo etnográfico, com base em Fino (2008), relacionando-se aos acontecimentos observados e vividos no cotidiano da comunidade escolar, tanto pelo pesquisador como pelos alunos envolvidos nas atividades socioeducativas. O referido estudo realizou-se em uma Escola Municipal de ensino fundamental II na cidade de Santa Rita-PB. O corpus do trabalho está distribuído em cinco capítulos. O resultado obtido permite afirmar que o processo ensino/aprendizagem foi enriquecedor e que os procedimentos metodológicos utilizados para a realização das atividades foram divididos em pré-produção, produção e pós-produção oriunda do audiovisual, de modo que se constatou a aplicabilidade da pedagogia do ensino da autonomia Freireana em sala de aula. |
Abstract: | Este informe de experiencia en la enseñanza trata de describir las acciones de intervención y experimentales con los recursos de información contemporánea y la Comunicación (TICC) a disposición de la comunidad escolar, su uso en el proyecto de la ciudadanía ecológica: el lenguaje de los medios y la sostenibilidad. La aplicabilidad pasó diálogo ruedas con estudiantes de 6º a 9º grado, con el objetivo de promover un podcast radioweb los medios de comunicación de radio que permite la expresividad espontánea de los alumnos protagonistas de acciones críticas y reflexiva de lo cotidiano. En él se establecen los recursos que permitieron a las actividades educativas de la expresividad vocal y física, el auto-conocimiento, la integración socio-culturales y conciencia del medio ambiente y la sostenibilidad en el espacio en el que se inserta el tema. En esta perspectiva, nos volvemos al nuevo paradigma holístico Behrens (2013); Moran (2013) Brandão y Crema (1991) Moraes (1997), Bofft (2012); El TICC se utilizaron como estímulos para la enseñanza y el aprendizaje, como recursos facilitadores como medio de compromiso y como un medio de reflexión de la utilización de los medios de comunicación en la vida social. Para la comprensión de la utilización de las nuevas tecnologías investigadas a Lévy (2014), Moran (2014), Gabriel (2014), Santaella (2014). A pesar de que usamos los supuestos teóricos y metodológicos de Freire (1996), Gadotti (1993) y Prado Gutiérrez (2002), entre otros. Para la teoría de la comunicación por radio que vimos Meditsch (2005), Tavares (2009), Silva (2004) y varios sitios relacionados con el tema. Se basó en estudios lingüísticos relacionados con la lengua oral y escrita en Antunes (2003), Koch y Elias (2014) y el textual / discursivo periodista bola de género Marcuschi (2008) y Baltar (2012). Evidenciou-si el proceso etnográfica, Fino (2008), relacionada con los eventos observados y vivido en la vida cotidiana de la comunidad escolar, tanto por parte del investigador, así como los estudiantes que participan en actividades sociales y educativas. El estudio se llevó a cabo en una Escuela Municipal de escuela primaria II en Santa Rita-PB. El trabajo del corpus se distribuye en cinco capítulos. El resultado nos permite afirmar que el proceso era más gratificante que el producto acabado final y la estrategia utilizada para llevar a cabo las actividades se dividieron en pre-producción, producción y post-producción del sector audiovisual, que fue encontrado es perfectamente apropiado pedagogía de la enseñanza la autonomia Freireana en el aula. |
Palavras-chave: | Linguagem Cidadania ecológica Produção midiática Idioma Ciudadanía ecológica La producción de los medios de comunicación |
CNPq: | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Programa: | Mestrado Profissional em Letras (Profletras) |
Citação: | COSTA, Maria Wilma Albuquerque da. Cidadania ecológica: linguagem midiática e sustentabilidade. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8922 |
Data do documento: | 30-Nov-2016 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | 4,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.