Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8931
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O Diário de Leituras no Ensino Fundamental: um incentivo ao Letramento Literário
metadata.dc.creator: Lisboa, Márcia Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Luciane Alves
metadata.dc.description.resumo: A partir da verificação de um índice considerável de reprovações no Ensino Fundamental II, de uma escola da rede municipal de Goianinha/RN, foi constatado que uma parcela significativa dos discentes possui dificuldades em relação à leitura. Assim, é necessário rever o ensino da leitura na escola, sobretudo o ensino da leitura literária, que deve ser encarado como um aliado para reverter esse cenário. Nessa perspectiva, o objetivo do presente estudo visa promover o letramento literário em turmas do oitavo ano, utilizando o diário de leituras como instrumento capaz de contribuir para a formação de um leitor ativo, que saiba interagir e expressar o seu olhar sobre as diferentes realidades. Para tanto, pretendemos incentivar a leitura do texto literário, por meio do gênero terror, a fim de motivar o aluno ao hábito de ler e de produzir textos; permitir ao diarista fazer a sua leitura com liberdade, dando ênfase ao que lhe parece mais significativo; melhorar o posicionamento crítico do leitor ao dialogar com diferentes leitores e leituras. A linguagem literária evidencia toda a sua potencialidade, além de auxiliar nos processos de aquisição e ampliação da leitura e da escrita, corrobora para a formação do indivíduo, desenvolvendo um papel de humanização. Nesse sentido, à luz dos pressupostos teóricos de Soares (2009), Cosson (2014), Candido (1995), Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1998), Machado (1998), Buzzo (2003), Massol e Esposito (2012) entre outros, propomos um projeto de intervenção, baseado no diário de leituras, utilizando a metodologia da pesquisa-ação, conforme os conceitos de Thiollent (1996). O diário de leituras demonstrou ser um importante instrumento para incentivar o letramento literário nas escolas. Como o uso da escrita é inerente à confecção do diário, identificamos que vincular a leitura à escrita nos permitiu uma melhor compreensão dos processos de leitura dos alunos, uma vez que eles expressaram por escrito o seu entendimento sobre a obra. Os resultados alcançados demonstraram que a literatura do medo, representada pelos contos do livro Sete ossos e uma maldição, de Rosa Amanda Strausz, fisgou o jovem leitor, o qual soube compartilhar sua leitura por meio dos diários. Alcançamos o nosso objetivo ao incentivar o letramento literário e ao propiciar espaços de leitura, socialização e liberdade de expressão.
Abstract: Starting from the verification of a considerable index of failures in Secondary School of a municipal school from Goianinha/RN, it was found that a significant proportion of students have difficulties concerning reading. Thus, it is necessary to review the teaching of reading in schools, especially the teaching of literary reading, which should be seen as an ally to reverse this scenario. In this perspective, the objective of this study is to promote literary literacy in the eighth grade classes, using daily readings as an instrument to contribute to the formation of an active reader, who knows how to interact and to express their view of the different realities. Therefore, we intend to encourage the reading of literary texts, through the horror genre, in order to motivate the student to the habit of reading and producing texts; to allow the daily readers to make their literary reading with freedom, emphasizing what seems most significant to them; to improve the critical position of the reader by dialoguing with different readers and readings. The literary language shows all its potential, besides assisting in the processes of acquisition and expansion of reading and writing, corroborates the formation of the individual, developing a humanizing role. In this sense, in light of the theoretical assumptions of Soares (2009), Cosson (2014), Candido (1995), National Curriculum Standards of Portuguese Language (1998), Machado (1998), Buzzo (2003), Massol and Esposito (2012) among others, we propose a intervention project based on a reading journal, using the research-action methodology, as well as the concepts of Thiollent (1996). Reading journals proved to be an important tool to encourage literary literacy in schools. Since the use of writing is inherent in the making of the journal, we identified that linking reading to writing provided us a better understanding of the students' reading processes, since they have expressed in writing their understanding of the work. The results obtained showed that the literature of fear, represented by book Tales Seven bones and a curse, by Rosa Amanda Strausz, hooked the young readers, who learned to share their reading and to express their look through the journals. We achieved our goal to encourage literary literacy and to provide students opportunities for reading, socialization and freedom of expression.
Keywords: Letramento literário
Diário de leituras
Ensino fundamental
Literary literacy
Reading journals
Basic education
metadata.dc.subject.cnpq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Letras (Profletras)
Citation: LISBOA, Márcia Ferreira. O Diário de Leituras no Ensino Fundamental: um incentivo ao Letramento Literário. 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8931
Issue Date: 25-Nov-2016
Appears in Collections:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo total.pdf4,45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.