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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O gênero debate no ensino fundamental: uma vivência de ensino-aprendizagem mediada pelas sequências didáticas
metadata.dc.creator: Silva, Gracilene Barros da
metadata.dc.contributor.advisor1: Nascimento, Erivaldo Pereira do
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação trata-se de um trabalho de investigação de natureza qualitativa e aplicada, de caráter descritivo e intervencionista, que objetivou descrever e analisar o processo de produção oral do gênero debate de opinião de fundo controverso mediado pelas sequências didáticas, com o foco nas características sociodiscursivas do referido gênero. A pesquisa foi realizada em uma turma do 8º ano (ensino fundamental), com 41 alunos, entre 11 e 17 anos, inseridos em uma Escola da Rede Estadual de Ensino, localizada na cidade de Santa Rita- PB. Especificamente, trata-se de uma pesquisa realizada em sala de aula sobre o Ensino do Gênero Debate Mediado Pelas Sequências Didáticas em uma perspectiva Sociointeracionista, com base nos estudos de Bakhtin (2011[1979]), no que se refere aos gêneros discursivos, e nos estudos de Dolz et al. (2013a), com a concepção do gênero como instrumento de ensino-aprendizagem para uso nas práticas sociais de linguagem. Nessa perspectiva, abordamos o ensino do gênero adotando o procedimento das sequências didáticas, a partir das perspectivas de Dolz, Schneuwly e Noverraz (2013c), que propõem trabalhar em módulos os gêneros textuais, tanto orais como escritos, com foco nos avanços e dificuldades apresentadas pelos alunos ao usarem o referido gênero. No que se refere especificamente ao ensino do debate, contamos com as contribuições de Dolz, Schneuwly e Pietro (2013b). Nesse sentido, a análise realizada teve como corpus as duas produções orais realizadas pelos alunos envolvidos na investigação, uma realizada antes da intervenção por meio dos módulos, e outra após a intervenção. Na análise da produção inicial, detectamos problemas relacionados à estrutura do gênero- dificuldades na organização geral do debate e no desempenho dos integrantes em relação a seus papéis no uso do gênero; à informatividade- baixa argumentatividade e pouco uso de estratégias de reconstrução textual; e, em relação à adequação da linguagem ao estilo do debate- o uso de palavras inadequadas ao estilo do gênero e a manifestação de comportamentos preconceituosos em relação ao uso de variante não padrão na produção do debate. Essas dificuldades foram trabalhadas, por meio de módulos, conforme propõe o procedimento da sequência didática. Após essa intervenção, foi realizada a produção final do debate, a qual nos permitiu verificar se os problemas detectados na primeira produção foram minimizados. Assim, pudemos averiguar que as dificuldades apresentadas em relação à estrutura, à informatividade e à adequação da linguagem ao estilo do gênero foram minimizadas. Os alunos desenvolveram habilidades sociodiscursivas como o uso de estratégias argumentativas e de reconstrução textual que foram importantes para uma interação eficaz no uso do gênero em estudo. Nesse sentido, o ensino do debate por meio de sequências didáticas, além de desenvolver capacidades sociodiscursivas importantes para interação, instrumentalizou os alunos para usar o debate de forma eficaz.
Abstract: This dissertation it is a research of qualitative nature and applied, descriptive character and interventionist, that aimed to describe and analyze the process of oral production genre debate of controversial fund opinion mediated by the didactic sequences, with the focus on sociodiscursivas characteristics of the genre. The survey was conducted in a class of eighth-graders (elementary school), with 41 students, between 11 and 17 years, entered into a school in the State schools, located in the city of Santa Rita-PB. Specifically, it is a survey carried out in the classroom about the teaching of Genre Debate Mediated by the Didactic Sequences in a Sociointeracionista perspective, based on studies of Bakhtin (2011 [1979]), with regard to discursive genres, and in studies of Dolz et al. (2013a), with the design of the genre as a tool for teaching and learning to use social language practices. In this perspective, we approach the teaching of genre by adopting the procedure of the didactic sequences, from the perspective of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2013c), offering work in the genre modules, either as oral, with focus on the advances and difficulties presented by the students by using the aforementioned genre. With regard specifically to the teaching of the debate, we rely on the contributions of Dolz, Schneuwly and Pietro (2013b). In this sense, the analysis had as corpus both oral productions made by students involved in the investigation, held before the intervention by means of modules, and another after the intervention. On analysis of initial production, we detect problems related to the structure of the genre-difficulties in General Organization of the debate and in the performance of the members in connection with their roles in the use of the genre; the informatividade-low argumentatividade and little use of textual reconstruction strategies; and, in relation to the appropriateness of the language in the style of debate-the use of inappropriate words in the style of genre and the manifestation of biased behaviour regarding the use of non-default variant in the production of the debate. These difficulties were worked by means of modules, as proposes the following procedure. After this intervention, was held the production end of the debate, which allowed us to verify that the problems detected in the first production were minimized. So, we were able to ascertain that the difficulties presented in relation to the structure, the informatividade and the suitability of language in the style of genre are minimized. Students have developed sociodiscursivas skills such as the use of argumentative strategies and textual reconstruction that were important for effective interaction in the use of the genre. In this sense, the education debate by means of didactic sequences, in addition to developing sociodiscursivas skills important for interaction, instrumentalizou students to use the debate effectively.
Keywords: Ensino fundamental
Gênero debate
Sequência didática
Sociointeracionista
Elementary school
Genre debate
Didactic sequence
Sociointeracionista
metadata.dc.subject.cnpq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Letras (Profletras)
Citation: SILVA, Gracilene Barros da. O gênero debate no ensino fundamental: uma vivência de ensino-aprendizagem mediada pelas sequências didáticas. 2016. 278 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras)- Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8932
Issue Date: 17-Dec-2016
Appears in Collections:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

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