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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8990
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Gerson Barbosa da-
dc.date.accessioned2017-06-09T13:24:22Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:04:02Z-
dc.date.available2018-07-21T00:04:02Z-
dc.date.issued2016-05-02-
dc.identifier.citationSILVA, Gerson Barbosa da. Análise exergo-econômica da microgeração com o uso de motores de combustão interna a biodiesel no acionamento do compressor do sistema por compressão de vapor. 2016. 160 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8990-
dc.description.abstractThis wort, its preset the theoretical and experimental study of a vapor compression system (SRCV), with cooling capacity of 26kW (7.5TR) developed at the Recogás at the Federal University of Paraíba. At first is analyzed the efficiency of the refrigeration system for vapor compression, where the circulation of refrigerant fluid is done by a hermetic compressor one piston that is driven by an electric motor, the second time, is analyzed circulation of refrigerant fluid system which is generated by a compressor opened, which is also triggered by the internal combustion engine. The two refrigeration systems working with fixed rotation compressor. Thermodynamic analyzes are performed and termoeconômicas of a plant expansion project a result of the CHP energy. Aimed to this research was to evaluate the performance of the system, working at different times with mineral diesel and biodiesel blends this with the proportions equivalent to B5 (95% mineral diesel and 5% biodiesel) B20 (80% mineral diesel and 20 % biodiesel), B40 (60% mineral diesel and 40% biodiesel), B60 (40% mineral diesel and 60% biodiesel) and) and B80 (20% mineral diesel and 80% biodiesel). Making use of computer platform fo Labview temperatures and pressures in real times and routines of computing platform Engineering Equation Solver - EES and Excel, to generate simulations of the refrigeration cycle, which has been validated with the experimental data.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Viviane Lima da Cunha (viviane@biblioteca.ufpb.br) on 2017-06-09T13:24:22Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 4250994 bytes, checksum: dcfe9035b92d4c47642b67812e3d7ba3 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectMotor elétricopor
dc.subjectRefrigeração por compressãopor
dc.subjectMotor combustão internapor
dc.subjectCompression refrigerationeng
dc.subjectElectric engineeng
dc.subjectInternal combustion engineeng
dc.titleAnálise exergo-econômica da microgeração com o uso de motores de combustão interna a biodiesel no acionamento do compressor do sistema por compressão de vaporpor
dc.title.alternativeMicrogeneration exergoeconomic the analysis with use of internal combustion engines biodiesel system compressor drive for steam compressioneng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Santos, Carlos Antonio Cabral dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9774109887296955por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6639233488823276por
dc.description.resumoNeste trabalho, apresenta-se o estudo teórico e experimental de um sistema de refrigeração por compressão de vapor (SRCV), com capacidade de refrigeração de 26kW (7.5TR) e que é desenvolvido na Recogás na Universidade Federal da Paraíba. No primeiro momento, é analisada a eficiência do sistema de refrigeração por compressão de vapor, no qual a circulação do fluido refrigerante é feita por um compressor hermético a pistão que é acionado por um motor elétrico; no segundo momento, é analisada a eficiência do sistema de refrigeração que usa um compressor aberto, acionado pelo motor de combustão interna para compressão de vapor. Estes dois sistemas de refrigeração trabalham com rotação do compressor fixa. São realizadas análises termodinâmicas e termoeconômicas de uma planta resultante do projeto de expansão do sistema de cogeração de energia. Objetivou-se com este trabalho avaliar o desempenho do sistema, funcionando em momentos distintos com diesel mineral e misturas deste com biodiesel nas proporções equivalentes a B5 (95% de diesel mineral e 5% de biodiesel) B20 (80% de diesel mineral e 20% de biodiesel), B40 (60% de diesel mineral e 40% de biodiesel), B60 (40% de diesel mineral e 60% de biodiesel) e) e B80 (20% de diesel mineral e 80% de biodiesel). Fazendo uso da plataforma computacional Labview para obter as temperaturas e pressões em tempos reais e de rotinas da plataforma computacional Engineering Equation Solver - EES e o Excel, para gerar simulações do ciclo de refrigeração, as quais foram validadas com os dados experimentais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia Mecânicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18351/arquivototal.pdf.jpg*
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