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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Teatro de bonecos como ferramenta de sensibilização ambiental em unidades de conservação
metadata.dc.creator: Câmara, Vanessa Oliveira Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor1: Furtado, Gil Dutra
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Crispim, Maria Cristina Basílio
metadata.dc.description.resumo: A atual conjuntura do planeta envolve diversas discussões sobre a perda da diversidade biológica. O Brasil, um dos países com maior biodiversidade, não poderia evitar tais discussões, declarando-a como fundamental para assegurar a sobrevivência humana e para a manutenção do equilíbrio ecológico. Os ecossistemas marinhos já são reconhecidos pelos seus serviços ecossistêmicos e a diversidade genética que abriga. Contudo, as ameaças que o cercam vem preocupando governos e sociedade. A instituição de espaços legalmente protegidos tornou-se uma estratégia de conservação bastante utilizada em todo o mundo. Nesse contexto, foi instituído o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha (PEMAV) com o intuito de conservar um ambiente recifal de extrema importância biológica para o estado da Paraíba. O PEMAV, uma Unidade de conservação (UC) de proteção integral, está na área de influência direta do estuário do Rio Paraíba, berçário de várias espécies marinhas. Assim, o parque tem sido alvo de estudos e preocupações, tanto do ponto de vista dos fatores geradores de risco ambientais, quanto à forma como o ser humano se relaciona, percebe e se comporta frente ao processo conservação. É nesse cenário que está inserida a discussão em torno dos instrumentos de gestão de UC. O presente estudo tem por recorte temático a percepção ambiental aliada à educação ambiental não formal contextualizada com as fragilidades da área em estudo e aplicada de maneira lúdica, através do teatro de bonecos. Assim, o estudo teve como objetivo avaliar o teatro de bonecos enquanto ferramenta pedagógica voltada para a sensibilização ambiental em áreas protegidas, bem como extrair a percepção do público infantil participante e contagiar os visitantes do PEMAV com a alegria dos bonecos. Para alcançar tais objetivos realizou-se pesquisa bibliográfica, análise documental e elaboração de instrumento baseado nas práticas da Percepção Ambiental, através de questionário aplicado ao público mirim envolvido. Os dados foram tratados por meio da Análise de Conteúdo (AC) e triangulação dos dados. Assim, com base na interpretação da percepção ambiental e análise comportamental, os resultados revelaram aspectos positivos do uso da ferramenta lúdica na UC e indicaram aspectos que necessitam de maior atenção para utilização do teatro de bonecos em áreas protegidas abertas ao público. Neste contexto, algumas recomendações estão expostas no texto conclusivo deste trabalho.
Abstract: The current situation of the planet involves several discussions about the loss of biological diversity. Brazil, one of the largest biodiversity, could not avoid such discussions, declare it as essential to ensure human survival and the maintenance of ecological balance. Marine ecosystems are already recognized for their ecosystem services and genetic diversity that is home. However, the threats that surround it is worrying governments and society. The introduction of legally protected areas has become a conservation strategy widely used around the world. In this context, it was established the Marine State Park Areia Vermelha (PEMAV) in order to maintain a reef environment of extreme biological importance for the state of Paraiba. The PEMAV, a conservation unit (UC) for full protection, is in the area of direct influence of the estuary of the River Paraiba, nursery several marine species. Thus, the park has been the subject of studies and concerns, both from the point of view of environmental risk factors generating, as to how the human being is related, perceives and behaves opposite the conservation process. It is in this scenario that is inserted discussion around UC management tools. This study is thematic focus environmental awareness coupled with the non-formal environmental education contextualized with the weaknesses of the study area and applied in a playful manner, through the puppet theater. Thus, the study aimed to evaluate the puppet theater as an educational tool focused on environmental awareness in protected areas and to draw the perception of children's play and public PEMAV visitors with the joy of the dolls. To achieve these objectives bibliographical research was realized, document analysis and development tool based on the practices of Environmental Perception, through a questionnaire applied to the involved Bantam public. The data were analyzed by content analysis (CA) and triangulation of data. Thus, based on the interpretation of environmental perception and behavioral analysis, the results revealed positive aspects of the use of playful tool at UC and indicated aspects that need more attention to the use of puppetry in protected areas open to the public. In this context, some recommendations are immersed in the final text of this work.
Keywords: Educação ambiental
Unidades de conservação
Bonecos
Emoções
Crianças
Environmental education
Conservation units
Puppets
Emotions
Children
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Gerenciamento Ambiental
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Citation: CÂMARA, Vanessa Oliveira Fernandes. Teatro de bonecos como ferramenta de sensibilização ambiental em unidades de conservação. 2016. 137 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9150
Issue Date: 13-Oct-2016
Appears in Collections:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente

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