Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9174
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Aprendizagem colaborativa na formação docente: contribuições das TIC's no ensino da língua portuguesa
metadata.dc.creator: Carvalho, Lyedja Symea Ferreira Barros
metadata.dc.contributor.advisor1: Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costa
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho, discutimos alguns dos resultados obtidos a partir da execução do projeto de intervenção com professores de Língua Portuguesa, lotados em uma Escola Pública do Ensino Médio no município de Tabira-PE, no Sertão Pernambucano. A investigação, de caráter qualitativo, foi amparada por uma abordagem etnográfica colaborativa sobre a formação do professor de Língua Portuguesa e seu exercício docente, procurando investigar se as Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) e sua concepção colaborativa estão integradas à prática dos docentes de Língua Portuguesa, Nesse contexto, no presente estudo, verificamos de que forma as tecnologias impactaram mudanças nos processos de ensino e de aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa. A coleta de dados deu-se por meio da pesquisa com abordagem qualitativa: através da entrevista estruturada, registrada em gravador de áudio e, posteriormente, transcrita. Como participantes de pesquisa, estão cinco professores de Língua Portuguesa, do Ensino Médio. Para fundamentar o estudo, tomamos como referência os estudos de Levy (2010), Rojo (2013), Ferreiro (2013), Gomes (2009), Araújo (2016), Moran (2013), Gabriel (2013), entre outros, que norteiam os estudos sobre letramentos e análise das estratégias utilizadas para integrar as tecnologias às atividades práticas em sala de aula. Conforme dados coletados, os resultados da proposta de intervenção no presente estudo apontam para a importância do conhecimento sobre o uso das TICs no processo de ensino e de aprendizagem e revelam que diferentes tecnologias de escrita geram diversos estados ou condições naqueles que delas fazem uso em suas práticas de leitura e escrita. A pesquisa revela, também, que os usos dos Recursos Educacionais Digitais, assíncronos, desenvolvem os letramentos multissemióticos, podendo também ser um incentivo à produção textual e a autoria dos estudantes, além de motivar ao processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos, despertando o interesse, a participação e colaboração, motivando os alunos a vislumbrar novos conceitos de produção e de autoria colaborativa nas aulas de Língua Portuguesa com usos das tecnologias.
Abstract: In this work, we discuss some of the results obtained from the implementation of the intervention project with Portuguese Language Teachers, which were held at a Public School in the municipality of Tabira-PE, Sertão Pernambucano. The qualitative research was supported by a collaborative ethnographic approach on the training of the Portuguese Language teacher and his teaching practice, seeking to investigate if the Information and Communication Technologies (ICTs) and their collaborative conception are integrated to the teachers' practice In this context, in the present study, we verified how technologies impacted changes in the teaching and learning processes of the Portuguese Language course. Data collection was done through qualitative research: through the structured interview, recorded in an audio recorder and later transcribed. As research participants, there are five professors of Portuguese Language, of High School. In order to base the study, we take as reference the studies of Levy (2010), Rojo (2013), Ferreiro (2013), Gomes (2009), Araújo (2016), Moran (2013) and Gabriel Guide literacy studies and analyze the strategies used to integrate technologies into practical classroom activities. According to data collected, the results of the intervention proposal in the present study point to the importance of knowledge about the use of ICTs in the teaching and learning process and reveal that different writing technologies generate different states or conditions in those that use them in their Reading and writing practices. The research also reveals that the uses of the Digital Educational Resources, asynchronous, develop the multisemiotic literatures, and can also be an incentive to the students' textual production and authorship, besides motivating the teaching and learning process of the contents, arousing the interest , Participation and collaboration, motivating the students to glimpse new concepts of production and collaborative authorship in Portuguese Language classes with uses of technologies.
Keywords: Formação docente
Letramento
Aprendizagem colaborativa
Recursos digitais
Teacher training
Literature
Collaborative learning
Digital resources
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Linguística e ensino
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Linguística
Citation: CARVALHO, Lyedja Syméa Ferreira Barros. Aprendizagem colaborativa na formação docente: contribuições das TIC's no ensino da língua portuguesa. 2017. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística)- Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9174
Issue Date: 17-Mar-2017
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdfArquivo total2,39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons