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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Políticas da Educação Superior e o enraizamento local: o Programa de Educação Tutorial na Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.creator: Borba, Flávia Paloma Cabral
metadata.dc.contributor.advisor1: Soares, Swamy de Paula Lima
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa teve como objetivo a análise do Programa de Educação Tutorial - PET na Universidade Federal da Paraíba, com ênfase no estudo do processo de enraizamento deste Programa em âmbito local. O PET é uma política educacional direcionada à qualificação dos cursos de graduação e que acontece em instituições de educação superior no formato de grupos tutoriais de aprendizagem. Dentre as principais características do Programa está o trabalho desenvolvido nos espaços de ação extracurriculares, estabelecendo uma relação horizontal com a tríade ensino, pesquisa e extensão. O recorte temporal de investigação foi a expansão do Programa na UFPB entre 2010 e 2015, em que a instituição passou de três para oito grupos atuando na graduação. O estudo adotou em termos metodológicos uma abordagem qualitativa, utilizando como procedimentos técnicos uma pesquisa bibliográfica e documental, juntamente com a realização de entrevistas semiestruturadas com os atores da gestão do Programa na UFPB. Como resultados da pesquisa, observamos um frágil enraizamento do Programa na instituição, especialmente em termos institucionais. Assim, apontamos para o processo de enraizamento entre o PET e a UFPB, com destaque para as fragilidades e pontos fortes dessa relação, dando condições à proposição de possíveis ações que contribuam com sua gestão ou de outras políticas educacionais semelhantes, no sentido de qualificar práticas de execução de políticas educacionais nacionais nas instâncias locais.
Abstract: The objective of the research was to analyze the Programa de Educação Tutorial (Tutorial Education Program) - PET at the Universidade Federal da Paraíba (Federal University of Paraíba), with emphasis on the study of the rooting process of this Program at the local level. PET is an educational policy aimed at the qualification of undergraduate courses, and that happens in institutions of higher education in the form of learning tutorial groups. Among the main characteristics of the project, is the work developed in the spaces of extracurricular action, with a horizontal relationship between teaching, research and extension. The period analyzed in the research was the expansion of the Program in the UFPB between 2010 and 2015, which time the institution increased from three to eight groups working in the undergraduate. In methodological terms, the study adopted a qualitative approach, using a technical procedure in bibliographical and documentary research, performing semi-structured interviews with the management actors of the Program at the UFPB. As results of the research, we observe a fragile rooting of the Program in the Institution, especially in institutional terms. Thus, we analyze the rooting process between the PET and the UFPB, highlighting the fragilities and strengths of this relationship, giving conditions to the proposition of possible actions that contribute to its management or to other similar educational policies, in order to qualify practices of execution of educational policies in the local instances.
Keywords: Políticas Públicas da Educação Superior
Programa de Educação Tutorial
Enraizamento
Public Policies of Higher Education
Tutorial Education Program
Rooting
metadata.dc.subject.cnpq: POLITICAS PUBLICAS::ANALISE INSTITUCIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
Citation: Políticas da Educação Superior e o enraizamento local: o Programa de Educação Tutorial na Universidade Federal da Paraíba. 2017. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação)-Universidade Federal da Paraíba, João pessoa, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9328
Issue Date: 17-Feb-2017
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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