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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A criação do instituto federal de educação, ciência e tecnologia da Paraíba e a avaliação das repercussões na gestão de sua administração central
metadata.dc.creator: Correia, Vilanni Cavalcanti Dias
metadata.dc.contributor.advisor1: Soares, Swamy de Paula Lima
metadata.dc.description.resumo: A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem sua origem no início do século XX, quando em 1909 são criadas as Escolas de Aprendizes Artífices. No decorrer de sua trajetória, essas escolas recebem inúmeras nomenclaturas, ao passo que se modificam para atender às complexas demandas da sociedade. Recentemente, tivemos uma mudança significativa, que repercutiu não só na dinâmica educacional das instituições de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) como também na sua gestão. Assim, o presente estudo teve como intuito analisar as repercussões da política pública de transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (Cefet-PB) em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) no âmbito da Administração Central dessa instituição, de modo a contribuir com a avaliação da referida política. Para tal fim, este estudo utilizou a pesquisa documental, representada pelas leis, portarias e dados extraídos dos sistemas do governo e dos relatórios de gestão referentes aos períodos de 2006 a 2015. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com o intuito de analisar a percepção dos gestores nesse processo de transição. Esta pesquisa enfatizou o processo histórico de construção da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, levando em consideração o contexto social, econômico e político em que ela ocorreu. Considerando que as repercussões da política de criação do IFPB tiveram desdobramentos nos mais diversos seguimentos da instituição, optou-se por aprofundar-se na avaliação das repercussões ocorridas no âmbito da administração do IFPB. Para tanto, foram consideradas as seguintes dimensões ou eixos estruturantes: Política de Criação do IFPB, Recursos Humanos, Orçamento e Finanças e Infraestrutura Física e Organizacional. A partir da análise documental e da perspectiva dos entrevistados, percebeu-se que a nova institucionalidade do IFPB impactou sobremaneira na sua gestão. Constatou-se que não houve uma ampla participação da comunidade na idealização da política e que os seus implementadores não participaram, em sua maioria, de programas de capacitação prévio. Todavia, considerou-se que os resultados alcançados foram eminentemente positivos, mas inconsistências também foram encontradas na condução da política em foco. Observou-se, após a criação do IFPB, uma série de mudanças, entre as quais é possível destacar: a reestruturação da infraestrutura organizacional, o que favoreceu a sua descentralização; a ampliação da estrutura física para atender o processo de expansão e se adequar ao novo arranjo organizacional; o incremento de recursos humanos e o estabelecimento de políticas de capacitação; e a ampliação da autonomia administrativa e orçamentária e o crescimento do orçamento para atender às novas demandas.
Abstract: The Federal Network of Vocational, Scientific and Technological Education has its origin in the beginning of century XX, when in 1909 the Schools of Apprentice Craftsmen are created. In the course of their trajectory, these schools receive numerous nomenclatures, while changing to meet the complex demands of society. Recently, we have had a significant change, which has had repercussions not only on the educational dynamics of the Professional, Scientific and Technological Education (EPCT) institutions but also on their management. Thus, the present study aimed to analyze the repercussions of the public policy of transformation of the Federal Center for Technological Education of Paraíba (Cefet-PB) into the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba (IFPB) in the scope of the Central Administration of this institution in order to contribute to the evaluation of this policy. By the way, this study used documentary research, represented by laws, ordinances and data extracted from government systems and management reports from the period of 2006 to 2015. Semi-structured interviews were also conducted with the purpose of analyzing the perception of Managers in this transition process. This research emphasized the historical process of building the Federal Network of Vocational, Scientific and Technological Education, taking into account the social, economic and political context in which it occurred. Considering that the repercussions of the creation policy of the IFPB had unfolded in the most diverse segments of the institution, it was decided to deepen in the evaluation of the repercussions occurred within the administration of the IFPB. In order to do so, the following dimensions or structuring axes were considered: IFPB Creation Policy, Human Resources, Budget and Finance and Physical and Organizational Infrastructure. From the documentary analysis and the perspective of the interviewees, it was noticed that the new institutional structure of the IFPB had an impact on its management. It was found that there was not a wide participation of the community in the idealization of the policy and that its implementers did not participate, in the majority, in programs of previous qualification. However, it was considered that the results achieved were eminently positive, but inconsistencies were also found in the conduct of the policy in focus. Following the creation of the IFPB, a series of changes were observed, among which we can highlight: the restructuring of the organizational infrastructure, which favored its decentralization; the expansion of the physical structure to meet the expansion process and to adapt to the new organizational arrangement; The increase of human resources and the establishment of training policies; and the increase of administrative and budgetary autonomy and the growth of the budget to meet the new demands.
Keywords: Avaliação
Política Pública
Instituto Federal
Gestão
Evaluation
Public policy
Federal Institute
Management
metadata.dc.subject.cnpq: POLITICAS PUBLICAS::ANALISE INSTITUCIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
Citation: CORREIA, Vilanni Cavalcanti Dias. A criação do instituto federal de educação, ciência e tecnologia da Paraíba e a avaliação das repercussões na gestão de sua administração central. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação)-Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9331
Issue Date: 22-Feb-2017
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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