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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Cooperação Universidade-Empresa: um estudo sobre os resultados percebidos no curso de Ciência da Computação/UFCG
metadata.dc.creator: Diniz , Alyne Vicente
metadata.dc.contributor.advisor1: Moreira , Ivan Targino
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem por objetivo estudar os resultados percebidos da cooperação entre UFCG e empresas estatais e privadas na área de Ciência da Computação, através da avaliação dos contratos e convênios firmados. O estudo procura identificar a evolução das parcerias firmadas em termos de especificidades dos contratos, evolução dos recursos, bem como a visão dos docentes sobre a efetivação dos contratos. A cooperação entre universidade-empresa pode ser entendida, assim, como um processo de intercâmbio que envolve a transferência, compartilhamento e/ou transformação do conhecimento, por meio do desenvolvimento de produtos e prestação de serviços. O processo de cooperação entre universidade e empresa promove a relação de diversos agentes, com objetivo de compartilhar conhecimento e, consequentemente, desenvolver relações necessárias ao alcance das motivações previamente estabelecidas. Esta dissertação caracteriza-se quanto aos objetivos estabelecidos como uma pesquisa exploratória e descritiva. Adotou como procedimento metodológico o estudo de caso, utilizando métodos quantitativos e qualitativos que envolvem tanto métodos de apreciação documental quanto a aplicação de um questionário como meios para coleta de dados. A análise destes procedimentos demonstrou que as cooperações U-E intermediadas pelas fundações beneficiam um reduzido número de cursos com uma grande variação de tempo para finalizar as pesquisas e evidenciou a importância dos incentivos fiscais\legais para fomentar a aproximação entre universidades e o mundo empresarial. As cooperações ocorrem prioritariamente com empresas privadas com uma grande oscilação na participação dos membros da comunidade acadêmica e do número de intermediações firmadas por ano. Os docentes indicaram que os projetos acadêmicos em cooperações com firmas não proporcionam, apenas, o acréscimo de recursos, mas também uma série de consequências benéficas que favorece tanto a comunidade acadêmica como as empresas. Com isso, conclui-se que a universidade como um dos participantes dos subsistemas do sistema nacional de inovação pode auxiliar no desempenho econômico.
Abstract: This research aims to study the results of the cooperation between UFCG and state and private companies in the area of Computer Science, through the evaluation of signed contracts and agreements. The study seeks to identify the evolution of partnerships established in terms of contract specificities, resource evolution, as well as teachers' views on the effectiveness of contracts. The cooperation between university-business can thus be understood as a process of exchange involving transfer, sharing and / or transformation of knowledge, through the development of products and the provision of services. The process of cooperation between university and company promotes the relationship of several agents, aiming to share knowledge and, consequently, to develop necessary relations within the reach of the previously established motivations. This dissertation characterizes itself in the objectives established as an exploratory and descriptive research. We adopted as methodological procedure the case study, using quantitative and qualitative methods that involve both methods of documentary appreciation and the application of a questionnaire as a means for data collection. The analysis of these procedures showed that the cooperation between the university and the companies mediated by the foundations has benefited a reduced number of courses with a great variation of time to finalize the researches and evidenced the importance of fiscal incentives to stimulate the approximation between universities and the productive sector. The cooperation occurs primarily with private companies which have a large fluctuation in the participation of members of the academic community and the number of intermediations signed per year. Teachers have pointed out that academic projects in cooperation with firms do not only provide additional resources, but also a number of beneficial consequences that favor both the academic community and business. With this, it is concluded that the university as one of the participants of the subsystems of the national innovation system can assist in economic performance.
Keywords: O papel das universidades
Cooperação Universidade-Empresa
Inovação
The role of universities
University-Company Cooperation
Innovation
metadata.dc.subject.cnpq: POLITICAS PUBLICAS::ANALISE INSTITUCIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
Citation: DINIZ, Alyne Vicente. Cooperação Universidade-Empresa: um estudo sobre os resultados percebidos no curso de Ciência da Computação/UFCG. 2017. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação)-Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9333
Issue Date: 13-Feb-2017
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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