Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9357
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Sustentabilidade como prática sociomaterial no processo de gerenciamento de um hotel em João Pessoa-PB
metadata.dc.creator: Silva, Laércio de Barros
metadata.dc.contributor.advisor1: Bispo, Marcelo de Souza
metadata.dc.description.resumo: A sustentabilidade é um tema que vem sendo estudado continuamente desde a década de 1970, quando se tornou uma preocupação em nível mundial, não diferente a Administração como campo da ciência tem dedicado igual atenção e se debruçado sobre o campo temático da sustentabilidade, principalmente no que se refere a estudar os impactos das ações organizacionais. Este estudo se dedicou a fazer reflexões a cerca da sustentabilidade no setor da hotelaria. Como lente de estudos para intepretação do fenômeno foi usada a abordagem dos Estudos Baseados em Práticas (EBP), de forma particular a sociomaterialidade. O uso da abordagem da sociomaterialidade é uma forma de se introduzir novas formas de enxergar o fenômeno da sustentabilidade por meio de uma vertente mais crítica. Dessa forma, estudar sustentabilidade por meio da sociomaterialidade é compreender que ela não é formada apenas pela ação humana intencionada, mas que a ação dos não humanos também é importante para a realização dessa prática. Assim, o objetivo geral dessa pesquisa foi compreender como se dá a sustentabilidade como prática de gestão em um hotel que se declara sustentável em uma capital do nordeste brasileiro. Para realização da pesquisa utilizou-se do método de estudo de casa qualitativo, com o uso do shadowing durante as observações de campo e por meio de entrevistas, além de conversas informais. Como forma de analisar os dados estabeleceu-se categorias de análise por meio do uso da literatura. No que se refere aos resultados é possível afirmar que a sustentabilidade é uma prática sociomaterial e que tem dependência da existência de elementos não humanos para a sua realização. As categorias de análise puderam evidenciar que a sustentabilidade que ocorre no hotel é bastante frágil, para isso faz-se algumas recomendações de melhorias no que diz respeitas as práticas possíveis. Ainda de acordo com os resultados é possível afirmar que a sustentabilidade é uma prática cotidiana não prescritiva, que surge e se perpetua ao longo do tempo de forma performativa. Por fim, essa pesquisa visou contribuir com o avanço da ciência da Administração, no que se refere ao campo teórico e prático da sustentabilidade por meio de constatações reais de experiências vividas.
Abstract: Sustainability is a subject that has been continuously studied since the 1970s when it became a worldwide concern, not unlike Administration as a field of science has devoted equal attention to and focused on the thematic field of sustainability, especially in what concerns to study the impacts of organizational actions. This study focused on sustainability considerations in the hospitality sector. As a len of studies for the interpretation of the phenomenon it was used the approach of Practice-Based Studies (PBS), in particular the sociomateriality. The use of the sociomaterial approach is a manner of introducing new ways of seeing the phenomenon of sustainability through a more critical strand. Thus, studying sustainability through sociomateriality is to understand that it is not only formed by intentional human action but that the action of non-humans is also important for the realization of this practice. Thus, the general objective of this research was to understand how sustainability is given as a management practice in a hotel that declares itself sustainable in a brazilian Northeast capital city. The qualitative case study method was used to conduct the research using shadowing during the field observations and through interviews as well as informal conversations. As a way of analyzing the data, categories of analysis were established through the use of literature. Regarding the results, it is possible to affirm that sustainability is a sociomaterial practice and that it depends on the existence of nonhuman elements for its accomplishment. The categories of analysis were able to show that the sustainability that occurs in the hotel is very fragile, for which we make some recommendations for improvements regarding the possible practices. Still according to the results it is possible to affirm that sustainability is a non-prescriptive daily practice that emerges and perpetuates over time in a performative way. Finally, this research aimed to contribute to the advancement of management science in the theoretical and practical field of sustainability through real experiences.
Keywords: Sustentabilidade
Práticas
Estudos baseados em práticas
Sociomaterialidade
Setor da hotelaria
Sustainability
Practices
Practice-Based Studies
Sociomateriality
Hospitality sector
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citation: SILVA, Laércio de Barros. Sustentabilidade como prática sociomaterial no processo de gerenciamento de um hotel em João Pessoa-PB. 2017. 113 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9357
Issue Date: 22-Feb-2017
Appears in Collections:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf2,94 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.