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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9359
Tipo: | Dissertação |
Título: | Planejamento e Gestão Universitária na UFCG: uma análise crítica do Plano de Desenvolvimento Institucional – 2010 a 2014 |
Autor(es): | Patrício Neto, Honório |
Primeiro Orientador: | Dantas, Éder da Silva |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma análise crítica do planejamento realizado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O Plano de Desenvolvimento Institucional se apresenta como a principal peça de planejamento de uma instituição de educação superior. Assim apresentam-se as seguintes questões: como a Universidade Federal vem elaborando o seu plano de desenvolvimento institucional? Que contribuição pode ser dada pela teoria de gestão da educação e do planejamento educacional para a elaboração do PDI da UFCG? O uso das informações contábeis e das técnicas da contabilidade gerencial e orçamentária pode colaborar na demonstração de sustentabilidade financeira do PDI? A metodologia utilizada escolheu uma abordagem hermenêutica com pesquisa do tipo qualitativa e quantitativa com o emprego das seguintes técnicas: pesquisa bibliográfica, observação participante, e, principalmente, a análise de documentos. O resultado obtido foi identificação dos dois problemas mais relevantes: as ações de planejamento da Universidade Federal de Campina Grande carecem de maior participação da comunidade universitária e a inexistência de articulação entre o plano de desenvolvimento institucional e a execução orçamentária da Universidade Federal de Campina Grande. Ao final é apresentado um roteiro para auxiliar na preparação do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFCG. |
Abstract: | This work presents a critical analysis of the planning carried out by the Federal University of Campina Grande (UFCG). The Institutional Development Plan (PDI) presents itself as the main piece of planning for a higher education institution. Thus the following questions arise: How has the Federal University elaborated its institutional development plan? What contribution can be made by the educational management theory and educational planning for the UFCG PDI? Can the use of accounting information and management and budget accounting techniques collaborate in the demonstration of financial sustainability of the PDI? The methodology used chose a hermeneutic approach with qualitative and quantitative research using the following techniques: bibliographic research, participant observation, and, mainly, the analysis of documents. The results obtained were the identification of the two most relevant problems: the planning actions of the Federal University of Campina Grande require greater participation of the university community and the lack of articulation between the institutional development plan and the budgetary execution of the Federal University of Campina Grande. At the end, a script is presented to assist in the preparation of the UFCG Institutional Development Plan. |
Palavras-chave: | Gestão Universitária Planejamento University Management Planning |
CNPq: | POLITICAS PUBLICAS::ANALISE INSTITUCIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação |
Citação: | PATRÍCIO NETO, Honório. Planejamento e Gestão Universitária na UFCG: uma análise crítica do Plano de Desenvolvimento Institucional – 2010 a 2014. 2017. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação)-Universidade Federal da Paraíba, João pessoa, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9359 |
Data do documento: | 22-Fev-2017 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior |
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