Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9431
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMacedo, Helder Rodrigues-
dc.date.accessioned2017-09-05T16:39:10Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:48:15Z-
dc.date.available2018-07-20T23:48:15Z-
dc.date.issued2015-08-20-
dc.identifier.citationMACEDO, Helder Rodrigues. Estudo sistemático das parábolas. 2015. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)- Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9431-
dc.description.abstractThis work presents one proposal that allows High School teachers and students a historical study of the construction of Conics, developed by Apollonius of Perga, the Mathematician and Astronomer that contributed immensely with the definitions we study nowadays in Mathematics. In a second moment, with Conics well defined by Pierre Fermat, the goal of the work is to address the content of Analytical Geometry as taught in the initial school years and Calculus courses. In a third moment, the approach is done through the study of Quadratic Functions, using a review of the content taught in Sophomore year of High School.eng
dc.description.provenanceSubmitted by ANA KARLA PEREIRA RODRIGUES (anakarla_@hotmail.com) on 2017-09-05T16:23:50Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 5447841 bytes, checksum: a0295648faf5705131303671d36247c5 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by ANA KARLA PEREIRA RODRIGUES (anakarla_@hotmail.com) on 2017-09-05T16:39:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 5447841 bytes, checksum: a0295648faf5705131303671d36247c5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-05T16:39:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 5447841 bytes, checksum: a0295648faf5705131303671d36247c5 (MD5) Previous issue date: 2015-08-20eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:48:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 5447841 bytes, checksum: a0295648faf5705131303671d36247c5 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3659 bytes, checksum: 80764666ff50a46a84a896c2c7da4caa (MD5) Previous issue date: 2015-08-20en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectApolônio de Pergapor
dc.subjectGeometria analíticapor
dc.subjectFunção quadráticapor
dc.subjectApollonius of Pergaeng
dc.subjectAnalytical geometryeng
dc.subjectQuadratic functionseng
dc.titleEstudo sistemático das parábolaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Caro Tuesta, Napoleón-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2522358502756972por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9839992556162486por
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta de abordagem que permite tanto ao professor quanto ao aluno do ensino médio um estudo histórico da construção das Cônicas desenvolvidas pelo Matemático e Astrónomo Apolônio de Perga que contribuiu imensamente com as definições hoje estudadas na Matemática. No segundo momento, já bem mais definidas as Cônicas por Pierre Fermat o estudo tem como objetivo abordar o conteúdo da Geometria Analítica como é ensinado nas séries básicas e nas disciplinas de Cálculo. No terceiro momento, a abordagem é feita através do estudo das Funções Quadráticas, uma revisão da primeira série do Ensino Médio.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18685/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo total5,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.