Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9463
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarias, Fausto Gustavo-
dc.date.accessioned2017-09-08T13:27:24Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:48:07Z-
dc.date.available2018-07-20T23:48:07Z-
dc.date.issued2017-03-23-
dc.identifier.citationFARIAS, Fausto Gustavo. Quadrados latinos e quadrados mágicos - uma proposta didática. 2017. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)- Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9463-
dc.description.abstractIn this work we study the Latin Squares and the Magic Squares. We explore the mathematical teory and, above all, we study the link between theses objects. We bring the necessary information to support the teacher in the usage of Latin Squares and Magic Squares as content. Our goal is to discuss the usage of games and challenges like didatic tools, and to find a proposal to applicate him in the classroom.eng
dc.description.provenanceSubmitted by ANA KARLA PEREIRA RODRIGUES (anakarla_@hotmail.com) on 2017-09-08T12:22:35Z No. of bitstreams: 1 QUADRADOS LATINOS E QUADRADOS MÁGICOS UMA PROPOSTA DIDÁTICA.pdf: 24072473 bytes, checksum: 1d47842f904bd89accec69224c2a3c26 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernando Souza (fernandoafsou@gmail.com) on 2017-09-08T13:27:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 QUADRADOS LATINOS E QUADRADOS MÁGICOS UMA PROPOSTA DIDÁTICA.pdf: 24072473 bytes, checksum: 1d47842f904bd89accec69224c2a3c26 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-08T13:27:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 QUADRADOS LATINOS E QUADRADOS MÁGICOS UMA PROPOSTA DIDÁTICA.pdf: 24072473 bytes, checksum: 1d47842f904bd89accec69224c2a3c26 (MD5) Previous issue date: 2017-03-23eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:48:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 24073532 bytes, checksum: 0d71e045ba5a744aef556c61d1fb41a2 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 4279 bytes, checksum: 395339f17ae12b50029f150be3dfc500 (MD5) Previous issue date: 2017-03-23en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectQuadrados latinospor
dc.subjectQuadrados mágicospor
dc.subjectQuadrados latinos ortogonaispor
dc.subjectProposta didáticapor
dc.subjectLatin squareseng
dc.subjectMagic squareseng
dc.subjectOrthogonal latin squareseng
dc.subjectDidatic proposaleng
dc.titleQuadrados latinos e quadrados mágicos - uma proposta didáticapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Santos, Eduardo Gonçalves dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3187778981179297por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1765555001479760por
dc.description.resumoNeste trabalho fizemos uma pesquisa bibliográfica sobre os Quadrados Latinos e os Quadrados Magicos. Mostramos a teoria matematica envolvida e, sobretudo, estudamos a ligação entre esses objetos. Trouxemos as informações necessárias para subsidiar o professor a usar Quadrados Mágicos e Quadrados Latinos como con- teúdos. Nosso objetivo é discutir o uso de jogos e passatempos como ferramenta didática e chegar a uma proposta para utilização desses objetos em sala de aula.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18041/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf23,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.