Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9564
Tipo: | Dissertação |
Título: | Desvelando identidades: a identidade profissional dos professores de língua portuguesa pertencentes ao programa de educação integral da rede pública estadual de Pernambuco |
Autor(es): | Albuquerque Júnior, Agenor Facundes de |
Primeiro Orientador: | Alves, Francisca Terezinha Oliveira |
Resumo: | Essa pesquisa tem como finalidade analisar os discursos dos professores de Língua Portuguesa pertencentes ao Programa de Educação Integral da Rede Pública Estadual de Pernambuco, sobre a luz da Análise do Discurso de tradição francesa (AD). Inicialmente discutimos sobre a história do trabalho docente no Brasil, onde tentamos de forma breve entender as continuidades e rupturas da atuação e profissionalização docente no Brasil. Em seguida colocamos nossa concepção de identidade e identidade docente, determinando os aspectos teóricos que basearam nossos estudos. Também ressaltamos o processo de formação profissional docente que consideramos essencial para entender o processo de formação da identidade dos professores. Buscamos ainda, estabelecer nosso entendimento sobre educação integral e a implementação do Programa de Educação Integral da Rede Pública Estadual de Pernambuco. Em seguida estabelecemos nossos pressupostos metodológicos, explicando nossa escolha por uma abordagem qualitativa, nosso posicionamento sobre pesquisa-ação e a necessidade de uma proposta interventiva, nossa opção pela abordagem arqueológica foucaultiana e nossa preferência pelas rodas de conversa. Por fim, descrevemos nossos encontros através das rodas de conversa a fim de garantir espaços de diálogo, dando vez e voz aos docentes. Ao analisar os discursos docentes presentes em nossas rodadas, buscamos identificar os elementos e características responsáveis pela construção de suas identidades enquanto professores. Assim, nosso trabalho busca contribuir com o conjunto de conhecimentos e estratégias que garantam reconhecimento e empoderamento como sujeito e como profissional docente. |
Abstract: | This research aims to analyze the speeches of the Portuguese language teachers belonging to the Integral Education Program of the State Public Network of Pernambuco, on the light of Discourse Analysis of French Tradition (AD). Initially, we discussed the history of teaching work in Brazil, where we briefly tried to understand the continuities and ruptures of teaching performance and professionalization in Brazil. Then we put our conception of identity and teaching identity, determining the theoretical aspects that based our studies. We also highlight the process of professional teacher training that we consider essential to understand the process of teacher identity formation. We also seek to establish our understanding of integral education and the implementation of the Integral Education Program of the State Public Network of Pernambuco. We then set out our methodological assumptions, explaining our choice for a qualitative approach, our position on action research, and the need for an interventional approach, our choice of the Foucaultian archaeological approach, and our preference for the wheels of conversation. Finally, we describe our meetings through the wheels of conversation in order to guarantee spaces for dialogue, giving time and voice to the teachers. When analyzing the teaching discourses present in our rounds, we sought to identify the elements and characteristics responsible for the construction of their identities as teachers. Thus, our work seeks to contribute with the set of knowledge and strategies that guarantee recognition and empowerment as a subject and as a teaching professional. |
Palavras-chave: | Análise do Discurso Identidade Profissional Professores Discourse Analysis Professional Identity Teachers |
CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística e ensino |
Programa: | Mestrado Profissional em Linguística |
Citação: | ALBUQUERQUE JÚNIOR, Agenor Facundes de. Desvelando identidades: a identidade profissional dos professores de língua portuguesa pertencentes ao programa de educação integral da rede pública estadual de Pernambuco. 2017. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística)-Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9564 |
Data do documento: | 6-Set-2017 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | Arquivo total | 1,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.