Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9576
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Nicette Navarro Almeida da-
dc.date.accessioned2017-09-19T16:19:20Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:47:03Z-
dc.date.available2018-07-20T23:47:03Z-
dc.date.issued2016-12-13-
dc.identifier.citationSILVA, Nicette Navarro Almeida da. Um olhar sobre a habilidade de leitura de alunos do 4º ano após o período do Ciclo de Alfabetização do PNAIC. 2016. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística)-Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9576-
dc.description.abstractThis study has the purpose, starting from a diagnostic evaluation, of elaborating an intervention to improve the reading level of fourth year’s students, who have participated in the formation of the Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), in the literacy cycle and offer a sequence of activities to improve reading level performance. Theoretically we used the work elaborated for the Formation of PNAIC (2013, 2015), the works of Soares (2014), Marcuschi (2008) and the Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). In terms of methodology, it was made in a municipal school in the city of João Pessoa, where the reading levels of the 29 students of the fourth year were analyzed. The first test was applied and we were able to detect some difficulties. After that, a sequence of activities was created for the development of learning and then the second test was applied so we could analyze the learning process. It was clear that the diagnosis, with its real purpose of leading strategies to overcome the detected problems, helps to overcome the difficulties and to lead the process of the teaching learning focused on the student’s needs.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Souza (fernandoafsou@gmail.com) on 2017-09-19T16:19:20Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1181711 bytes, checksum: bd4ff2c860091953b2591028a13c2abd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-19T16:19:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1181711 bytes, checksum: bd4ff2c860091953b2591028a13c2abd (MD5) Previous issue date: 2016-12-13eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:47:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1181711 bytes, checksum: bd4ff2c860091953b2591028a13c2abd (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3883 bytes, checksum: dbba1cd73adde60e056413bd72c95dcd (MD5) Previous issue date: 2016-12-13en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectSequência de atividadespor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectSequence of activities and evaluationeng
dc.titleUm olhar sobre a habilidade de leitura de alunos do 4º ano após o período do Ciclo de Alfabetização do PNAICpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Faria, Evangelina Maria Brito de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1042071001002488por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9075551851503921por
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo, a partir de uma avaliação diagnóstica, elaborar uma intervenção para melhorar o nível de leitura de alunos do 4º Ano, que participaram da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no ciclo de alfabetização e propor uma sequência de atividades para melhoria no desempenho do nível de leitura. Teoricamente nos apoiamos no material elaborado para a Formação do PNAIC (2013, 2015), em Soares (2014), Marcuschi (2008) e na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). Metodologicamente, a pesquisa foi feita em uma escola municipal na cidade de João Pessoa, onde foram analisados os níveis de leitura em que participaram 29 alunos do referido ano. Foi realizada uma primeira avaliação em que foram detectadas algumas dificuldades. Logo após, foi criada uma sequência de atividades para o desenvolvimento da aprendizagem e, então, foi aplicada a segunda avaliação para analisarmos o processo de aprendizagem ocorrido. Ficou claro que o diagnóstico, com seu real propósito de encaminhar estratégias para superação dos problemas detectados, ajuda a superar as dificuldades e a conduzir o processo de ensino aprendizagem no foco das necessidades dos alunos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18694/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo total1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.