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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9582
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Fernanda Pereira Augusto da-
dc.date.accessioned2017-09-20T12:16:23Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:07:51Z-
dc.date.available2018-07-21T00:07:51Z-
dc.date.issued2016-03-30-
dc.identifier.citationSILVA, Fernanda Pereira Augusto da. O problema do pensamento no de anima de Aristóteles. 2016. 149 f. Tese (Doutorado em Filosofia)- Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9582-
dc.description.abstractThe problem of the line of thought in De Anima concerns the way the human being is capable of acknowledging nature in act in view of the intellectual/thinking faculty triggered by stimuli resulting from the activity of the sense perception faculty. The investigation is aimed initially towards indispensable concepts of Aristotle’s cognitive theory. Among them, how substance is understood (form, matter and the composite of both), the definition of soul and animate being. Such notions, along with those of actuality and potentiality, are indispensable for understanding the relationship between body and soul, integrating hylomorphism. The treatment of the faculties of the soul begins with an examination of the nutritive faculty and its relationship with what is identified as life, followed by an approach towards the sense perception faculty, in which the activity consists in the reception in act of the external object’s form without matter. As a result of such activity, the one who perceives becomes in act equal to the form of that which is perceived. Besides performing an investigation pertaining to the senses, the notion of meta-perception is also approached. An analysis of the imagination as a movement that derives from the act of sense perception and that is fundamental to enable thinking is developed. Finally, to research the intellectual/thinking faculty, sense perception faculty is contrastively taken as a paradigm to attribute qualities to the faculty related to thinking. This faculty presents two functions: patient/passive intellect and active/productive intellect. From the balance of sense perception elaborated by imaginative operation, thinking, through its activity, recognizes its object: universal/ intelligible form. The result of thinking is designated as science. And the human being can only achieve such result through primarily apprehending sensitive forms related to subjects.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2017-09-20T12:16:23Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 961847 bytes, checksum: 41778a39d7358579ee917bda56066445 (MD5)eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectDe Anima.por
dc.subjectSensopercepçãopor
dc.subjectPensamento.por
dc.subjectDe Animaeng
dc.subjectSense perceptioneng
dc.subjectThinkingeng
dc.titleO problema do pensamento no de anima de Aristótelespor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Santos, José Gabriel Trindade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9241627347381067por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6046873794911890por
dc.description.resumoO problema do pensamento no De Anima diz respeito ao modo pelo qual o ser humano é capaz de conhecer em ato a natureza mediante a atividade da faculdade intelectiva/pensamento a partir de estímulos resultantes da atividade da faculdade sensoperceptiva. A investigação é voltada inicialmente para conceitos imprescindíveis para a teoria cognitiva de Aristóteles. Dentre eles, os modos de entender substância (forma, matéria e composto), a definição de alma e de ser animado. Tais noções, juntamente com as de ato e potência, são indispensáveis para a compreensão da relação entre corpo e alma, integrando o hilemorfismo. O tratamento das faculdades da alma tem início com o exame da faculdade nutritiva e com a sua relação com o que é identificado como vida. A seguir, é desenvolvida a abordagem da faculdade sensoperceptiva, cuja atividade consiste na recepção em ato da forma sensível do objeto externo sem a matéria. Como resultado de tal atividade, aquele que percebe torna-se em ato igual à forma do percebido. Além de ser feita a investigação acerca dos sentidos, aborda-se também a noção de meta-percepção. Desenvolve-se a análise da imaginação como movimento decorrente do ato da sensopercepção e que se mostra fundamental para a possibilidade do pensamento. Por fim, para a pesquisa da faculdade intelectiva/pensamento, a faculdade sensoperceptiva é tomada contrastivamente como paradigma para a atribuição de qualidades à faculdade relativa ao pensamento. Essa faculdade apresenta duas funções: pensamento paciente/passivo e pensamento ativo/produtivo. A partir do saldo da sensopercepção elaborado pela operação imaginativa, o pensamento, através de sua atividade, reconhece seu objeto: a forma inteligível/universal. O resultado do pensamento é designado como ciência. E o ser humano só chega a tal resultado através, primeiramente, da apreensão de formas sensíveis relativas a particulares.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18885/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia

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