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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9598
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Rafael de Araújo-
dc.date.accessioned2017-09-20T14:24:43Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:35:24Z-
dc.date.available2018-07-21T00:35:24Z-
dc.date.issued2017-03-30-
dc.identifier.citationMELO, Rafael de Araújo. Recursos linguísticos orais no telejornalismo: estratégias de audiência no texto do JPB 1ª edição. 2017. 84 f. Dissertação (Mestrado em Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9598-
dc.description.abstractThis paper discusses the update of the journalistic text Television analyzing oral language resources that are used. It started from the hypothesis that language is used not only to inform, but especially, to seek identification between public and the television news. This results in maintenance and expansion of the audience, a kind of linguistic reading agreement with the public. The objective of the research is to describe how this activity is done in television news in a local program. For this, we analyzed the texts produced in JPB 1st Edition, we analyzed the words, expressions and oral placements, especially, the informal aspect, and analyzed based on theories of communication and language, considering the pragmatic, the language of functionality, according the new precepts of television journalism. We also discuss the performative intentionality of texts and present the guidelines of journalistic writing manuals for TV have been developed more recently. Soul, we want to know how the oral linguistic resources are used as audience strategies in journalistic text JPB 1st Edition. We seek to identify these resources, analyze them and categorize them, and check the effects of possibilities intended by the producer. We follow television news editions and cataloged the colloquial language or proximista records to then analyze them. The research helps to reflect on the changes and language changes and an analysis of the interaction caused from the text of newspapers. Soul, the paper can understand and show why the choice of language primarily through the axis of the audience.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Vasti Diniz (vastijpa@hotmail.com) on 2017-09-20T14:24:43Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1658203 bytes, checksum: c44b0ebc3d2bab82509c5708b45bea4b (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectTexto telejornalísticopor
dc.subjectOralidadepor
dc.subjectAudiênciapor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectJournalistic texteng
dc.subjectOralityeng
dc.subjectAudienceeng
dc.subjectInteractioneng
dc.titleRecursos linguísticos orais no telejornalismo: estratégias de audiência no texto do JPB 1ª ediçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Becker, Valdecir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0361321038384701por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3774936299630071por
dc.description.resumoO presente trabalho discute a atualização do texto jornalístico de Televisão analisando os recursos linguísticos orais que são utilizados. Parte-se da hipótese de que a língua é utilizada não somente para informar mas, sobretudo, para buscar identificação do público com o telejornal, uma espécie de contrato de leitura linguístico com o público. Isto resulta em manutenção e ampliação da audiência. O objetivo da pesquisa é descrever como esta atividade é feita no telejornalismo a partir de um programa local. Para isso, analisamos os textos produzidos no JPB 1ª Edição, ressaltamos os termos, expressões e colocações oriundas da oralidade, em particular o aspecto informal, e os analisamos à luz de teorias da comunicação e da linguística, considerando a pragmática, a funcionalidade da língua, que atende aos preceitos novos do telejornalismo. Discutimos também a intencionalidade performativa dos textos e apresentamos as orientações dos manuais de redação jornalística para TV que foram elaborados mais recentemente. Deste modo, queremos saber como os recursos linguísticos orais são utilizados como estratégias de audiência no texto telejornalístico do JPB 1ª Edição. Assim, buscamos identificar estes recursos, analisá-los e categorizá-los, além de verificar as possibilidades de efeitos visados pelo produtor. Acompanhamos as edições do telejornal e catalogamos os registros de linguagem coloquial ou proximista para, em seguida, analisá-los. Como resultado da pesquisa surge uma reflexão sobre as variações e as mudanças linguísticas e uma análise da interação provocada a partir do texto dos jornais. Em suma, o trabalho consegue compreender e mostrar porque a escolha da linguagem passa fundamentalmente pelo eixo da audiência.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Jornalismopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18876/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Jornalismo

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