Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9632
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVitorino , Lenilde Soares Leite-
dc.date.accessioned2017-09-27T11:11:47Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:46:56Z-
dc.date.available2018-07-20T23:46:56Z-
dc.date.issued2017-04-07-
dc.identifier.citationVITORINO, Lenilde Soares Leite. A contribuição das tiras de mafalda na formação leitora, crítico-reflexiva na sala de aula. 2017. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística)-Universidade Federal da Paraíba, 2017.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9632-
dc.description.abstractLa meta principal de este trabajo es analizar de que manera el género textual tiras, em especial, las tiras del personaje Mafalda, del dibujante argentino Joaquin Salvador Lavado, más conocido como Quino, pueden contribuir em la formación lectora, crítico-reflexivo de alunos de la segunda fase de la escuela primaria. Para mejor situar este análisis, se presentarán algunos conceptos de lectura, las concepciones de lectura, lo guía PCN sobre lectura en la escuela, la importancia de los géneros textuales y las tiras de Mafalda en el aula. La base teórica de este trabajo contará con estucios de autores como: Marcuschi (1986; 2003; 2008), Koch (1997; 2002; 2004; 2007; 2008; 2009), Koch e Elias (2014), Kleiman (1989;2002;2004;2008), entre otros. Este trabajo se propone llevar a cabo una investigación para la acción, través de la lectura e interpretación de algunas tiras de Mafalda, a procedimientos realizados de manera planificada, continua, progresiva y organizada. Se espera que esta investigación puede contribuir a la formación de un lector crítico-reflexiva sujeto, capaz de identificar el sesgo cómico y, sobre todo, la presente queja en tiras de Mafalda.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Souza (fernandoafsou@gmail.com) on 2017-09-27T11:11:47Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 4625448 bytes, checksum: 5f22df1aa63533a186aea63ef7496ab4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-27T11:11:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 4625448 bytes, checksum: 5f22df1aa63533a186aea63ef7496ab4 (MD5) Previous issue date: 2017-04-07eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:46:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 4625448 bytes, checksum: 5f22df1aa63533a186aea63ef7496ab4 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2097 bytes, checksum: a2ac1e8a357ec003353fb7f283b00978 (MD5) Previous issue date: 2017-04-07en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectGêneros textuaispor
dc.subjectTiras de Mafaldapor
dc.subjectLeitura. Escolapor
dc.subjectGéneros textualesspa
dc.subjectTiras de Mafaldapor
dc.subjectLa lecturapor
dc.subjectEscuelapor
dc.titleA contribuição das tiras de mafalda na formação leitora, crítico-reflexiva na sala de aulapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Sônia Maria Cândido da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9071576914534944por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2086288236435160por
dc.description.resumoO objetivo principal deste trabalho é analisar de que maneira o gênero textual tiras, em especial, as tiras da personagem Mafalda, do cartunista argentino Joaquim Salvador Lavado, mais conhecido como Quino, podem contribuir na formação leitora, crítico-reflexiva de alunos da segunda fase do Ensino Fundamental. Para situar melhor essa análise, serão apresentados alguns conceitos de leitura, as concepções de leitura, o que os PCN orientam a respeito da leitura na escola, e a importância dos gêneros textuais e das tiras de Mafalda em sala de aula. O aporte teórico deste trabalho conta com estudos de autores como Marcuschi (1986; 2003; 2008), Koch (1997; 2002; 2004; 2007; 2008; 2009), Koch e Elias (2014), Kleiman (1989;2002;2004;2008) dentre outros. Este trabalho propõe realizar uma pesquisa-ação, através da leitura e interpretação de algumas tiras de Mafalda, com procedimentos aplicados de forma planejada, contínua, progressiva e organizada. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para a formação de um sujeito leitor crítico-reflexivo, capaz de identificar o viés cômico e, acima de tudo, a crítica presente nas tiras de Mafalda.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18190/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo total4,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.