Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9640
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBandeira, Maria do Socorro Marcelino-
dc.date.accessioned2017-09-29T12:33:49Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:46:57Z-
dc.date.available2018-07-20T23:46:57Z-
dc.date.issued2017-09-10-
dc.identifier.citationBANDEIRA, Maria do Socorro Marcelino. A formação leitora dos alunos do ensino fundamental: as refabulações possíveis. 2017. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística)-Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9640-
dc.description.abstractThe research paper was developed within the scope of the Municipal School of Elementary Education Deputy Egídio Madruga linked to the Municipal Secretariat of Santa Rita. Its general objective was to analyze the reading practices and the productions of the fable text and to present a contribution to the formation of the reading competence of the students. As an activity, a Didactic Sequence was elaborated and applied with the purpose of diagnosing the difficulties of readings presented by the participants, one of the activities is centered in the process of rewriting a fable, through written production and/or with images. The discussions that permeated the activities of reading, of student production, started from the assumptions grounded, basically in: Koch and Elias, (2006); of the writers of fables Lobato, (1994); Fernandes, (2003), Schuler (2004). Before the application phase and experience of the Didactic Sequence, the participating students produced the text (Rewriting of a fable) whose production subsidized the analysis of the reading comprehension and the rewriting of a fable produced by the student in reference. The results obtained allowed to verify that the textual production - the rewriting of a fable by the students - was receptive, through the production, however, in some productions, there was a commitment of the reading comprehension. To overcome these difficulties presented by the students, we chose to carry out activities with didactic sequences using textual genres more frequently in the classroom.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Souza (fernando@biblioteca.ufpb.br) on 2017-09-29T12:33:48Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3606872 bytes, checksum: 460ae747ec4fb2deac880b2b2ec09483 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-29T12:33:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3606872 bytes, checksum: 460ae747ec4fb2deac880b2b2ec09483 (MD5) Previous issue date: 2017-09-10eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:46:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 3606872 bytes, checksum: 460ae747ec4fb2deac880b2b2ec09483 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3361 bytes, checksum: 06fe14e94fd9a67ccf030b6df296d279 (MD5) Previous issue date: 2017-09-10en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectLiteratura Infantilpor
dc.subjectCompreensão leitorapor
dc.subjectRefabulaçãopor
dc.subjectProposta de Intervençãopor
dc.subjectChildren's Literatureeng
dc.subjectReading comprehensioneng
dc.subjectRewriting of a fableeng
dc.subjectIntervention proposaeng
dc.titleA formação leitora dos alunos do ensino fundamental: as refabulações possíveispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva , Sônia Maria Cândido da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9071576914534944por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2938680307496324por
dc.description.resumoO trabalho de Pesquisa foi desenvolvido no âmbito da Escola Municipal de Ensino fundamental Deputado Egídio Madruga vinculada à Secretaria Municipal de Santa Rita. Teve como objetivo geral analisar as práticas de leitura e as produções do texto fábula e apresentar uma contribuição para a formação da competência leitora dos alunos. Como atividade, foi elaborada uma Sequência Didática e aplicada com a finalidade de diagnosticar as dificuldades de leituras apresentadas pelos participantes, uma das atividades está centrada no processo de refabulação, através de produção escrita e ou/ com imagens. As discussões que permearam as atividades de leitura, de produção do aluno, partiram dos pressupostos fundamentados, basicamente em; Koch e Elias, (2006); dos escritores de fábulas Lobato, (1994); Fernandes, (2003), Schuler (2004). Diante da fase de aplicação e vivência da Sequência Didática, os alunos participantes produziram o texto (Refabulação) cuja produção subsidiou a análise da compreensão leitora e a refabulação produzida pelo aluno em referência. Os resultados alcançados permitiram constatar que a produção textual – a refabulação dos alunos – foi receptiva, mediante a produção, porém, em algumas produções, constatou-se um comprometimento da compreensão leitora. Para superar essas dificuldades apresentadas pelos alunos, optou-se em realizar atividades com sequências didáticas utilizando gêneros textuais com mais frequência em sala de aula.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18194/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo total3,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.