Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9645
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJordão, Vera Lúcia de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-09-29T14:38:01Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:46:27Z-
dc.date.available2018-07-20T23:46:27Z-
dc.date.issued2015-10-29-
dc.identifier.citationJORDÃO, Vera Lúcia de Oliveira. Contribuições da web 2.0 para o ensino de gêneros: possibilidades de uma sequencia didática. 2015. 52 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística)-Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9645-
dc.description.abstractEn este trabajo se propone una secuencia de enseñanza con la entrevista género del uso de entrevistas disponibles en YouTube, repositorio de la Web 2.0. Web 2.0 posibilidades son infinitas, sobre todo en el repositorio de Youtube, para un profesor de la Web 2.0 discernir es una invitación a propuestas educativas muy interesantes. El uso de material adecuado disponible en la web, se puede reducir el tiempo de desarrollo y enriquecer manera acerca de sus clases. Observe el acceso constante de los jóvenes a los vídeos de YouTube, tanto publicación y el intercambio, esta es una práctica recurrente. Estas observaciones deben tenerse en cuenta, a la vista de la prescripción de los programas nacionales de Currículo de la escuela secundaria - PCNEM la hora de orientar a la escuela para considerar las prácticas sociales experimentados por sus estudiantes. Por lo tanto, nuestra propuesta es agregar las experiencias de este juvenil practicar las entrevistas arsenal disponible en repositorio de youtube, una de las herramientas Web 2.0, lo que sugiere una secuencia didáctica para entrevistar a la educación de género. Para ello, vamos a comenzar con la teoría básica del interacionismo social Vygotsky(1995), la interacción verbal en Bajtín (1997, 2006) y en el estudio de los géneros, Marcuschi (2008), Araújo (2011) y otros autores, y finalmente, en estudios sobre la secuencia didáctica, discutimos Dolz y Schneuwly (2004).spa
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Souza (fernando@biblioteca.ufpb.br) on 2017-09-29T14:38:01Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 327967 bytes, checksum: 6dc0f3954246638294a5aa87951ad407 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-29T14:38:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 327967 bytes, checksum: 6dc0f3954246638294a5aa87951ad407 (MD5) Previous issue date: 2015-10-29eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:46:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 327967 bytes, checksum: 6dc0f3954246638294a5aa87951ad407 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2108 bytes, checksum: fef5004a8a16964d9e5206465b215223 (MD5) Previous issue date: 2015-10-29en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectWeb 2.0por
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectEntrevistapor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectWeb 2.0spa
dc.subjectEducaciónspa
dc.subjectGénerospa
dc.subjectSecuencia didácticaspa
dc.titleContribuições da web 2.0 para o ensino de gêneros: possibilidades de uma sequencia didáticapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Castro Neto, Mariano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0704796694712785por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5466677192746855por
dc.description.resumoO presente trabalho propõe uma sequência didática com o gênero textual entrevista, a partir da utilização das entrevistas disponíveis no youtube, repositório da web 2.0. As possibilidades da web 2.0 são infinitas, especialmente no repositório do Youtube, para um professor criterioso a web 2.0 é um convite a propostas de ensino muito interessantes. Utilizando-se de material adequado disponíveis na web, ele consegue diminuir o tempo de elaboração e enriquecer sobre maneira suas aulas. Observamos os constantes acessos dos jovens a vídeos do youtube, tanto para postarem como compartilharem, essa é uma prática recorrente. Essas observações precisam ser consideradas, atendendo ao que prescreve os Programas Curriculares Nacionais do Ensino Médio – PCNEM, quando orienta a escola considerar as práticas sociais vivenciadas por seus alunos. Portanto, nossa proposta consiste em somar a vivencia dessa prática juvenil ao arsenal de entrevistas disponíveis no repositório do youtube, uma das ferramentas da web 2.0, sugerindo uma sequência didática para ensino do gênero Entrevista. Para tanto, iniciaremos com a teoria de base do interacionismo social de Vigotsky (1995), a interação verbal em Bakhtin (1997, 2006) e, no estudo de gêneros, Marcuschi (2008), Araújo (2011) entre outros autores e, por fim, nos estudos sobre a sequência didática, abordaremos Dolz & Schneuwly (2004).por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14375/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo total320,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.