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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9652
Tipo: Dissertação
Título: Uso da pontuação em textos narrativos de alunos do sétimo ano do ensino fundamental
Autor(es): Soares , Francielly Rodrigues
Primeiro Orientador: Silva, Camilo Rosa
Resumo: Esta pesquisa investiga os fatores que motivam o uso da pontuação em textos de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de João Pessoa. Para observar em quais critérios os alunos se baseiam para pontuar, foram coletadas produções textuais e elaborado um questionário, com algumas perguntas acerca do uso da pontuação, sobretudo, dos sinais de ponto e de vírgula. Para as análises, consideraram-se prescrições de alguns gramáticos tradicionais, como Azeredo (2008), Bechara (2004), Cegalla (2008), entre outros, e estudos sobre o uso da pontuação, de linguistas como Araújo-Chiuchi (2012), Lima (2003) e Pressanto (2007). Além disso, nesta pesquisa, relacionou-se o emprego dos sinais ao princípio funcionalista da iconicidade. Nas gramáticas normativas, observamos que é atribuída à pontuação a função demarcadora de pausas, no entanto, em pesquisas de linguistas, como em Dahlet (2006), verificamos que os sinais de pontuação devem ser explicados a partir de outros aspectos (sintáticos e semânticos). Os textos analisados mostraram que os alunos se fundamentam em aspectos orais para pontuar. Esse critério foi percebido através do uso de recursos típicos da modalidade falada, da predominância de estruturas siamesas nas produções textuais e do (não) emprego da vírgula em lugares que, de acordo com a tradição gramatical, ela deveria aparecer, devido ao deslocamento de alguns termos da oração. As respostas aos questionários também revelaram que o critério prosódico é usado para o emprego da pontuação nos textos. Em conclusão, este estudo apontou que o uso dos sinais de pontuação dos referidos discentes é influenciado também por fatores externos à língua, como o nível de organização textual e a extensão do texto.
Abstract: This research investigates the factors that motivate the use of punctuation in 7th grade students‘ compositions of Ensino Fundamental (elementary) of a public school in João Pessoa city. To observe in which criteria the students based for punctuate in their compositions, it were collected texts production and it was elaborated a questionnaire with some questions about the use of punctuation, especially the use of the final marks and the commas. For the evaluations, it were considered the precept of some traditional grammarians like Azeredo (2008), Bechara (2004), Cegalla (2008), among others and studies about punctuation use, linguists like Araújo-Chiuchi (2012), Lima (2003) and Pressanto (2007). Besides that, in this research, it was related the applying of the punctuation marks to the Functionalist Principle of Iconicity. In the Normative Grammar we observe that is assign to the punctuation, the pause delimited function, however, in linguists researches as in Dahlet (2006), we could verify that the punctuations marks must be explain from other aspects (syntactic and semantics). The analyzed texts productions showed that the students based in oral aspects to punctuate in their compositions. This criterion was observed through the use of typical resources of spoken modality, of the predominance of structures without the right punctuation and without cohesive elements in the texts production and the (not) use of comma in locations that, in grammatical tradition , should be used, due to the displacement of some sentence terms. The answer of the questionnaire also revealed that the prosodic criterion is used for the application of the punctuation marks in the text. In conclusion, this study pointed out that the use of punctuation marks in the composition of those students is influenced also by external factor of the language, like the level of text organization and the extension of the text.
Palavras-chave: Critério prosódico
Função
Sinais de pontuação
Produção textual
CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Citação: SOARES, Francielly Rodrigues. Uso da pontuação em textos narrativos de alunos do sétimo ano do ensino fundamental. 2017. 133 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9652
Data do documento: 26-Mai-2017
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

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