Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9676
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros , Miriam Souto Maior-
dc.date.accessioned2017-10-03T11:30:25Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:49:32Z-
dc.date.available2018-07-20T23:49:32Z-
dc.date.issued2017-02-24-
dc.identifier.citationBARROS, Miriam Souto Maior. Narrativa e performance na cibercultura: o fenômeno iamamiwhoami e sua interação com fãs e fandom na internet. 2017. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas)-Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9676-
dc.description.abstractThe swedish audiovisual project iamamiwhoami is a phenomenon that arises from cyberculture. Through the tools and resources provided by the internet, it's entire narrative consists on videoclips. Its particularities are presented from the logic of production and dissemination of content, moving through new modalities of live performances, to the peculiar relationship with its audience that, although restricted, is engaged and intensely involved with the project. Raising the concepts that emerge from the context of cyberculture and its current laws, we study iamamiwhoami as a phenomenon that is born and develops itself according to this fully digital environment, being capable of bring together interactional practices from the general connectivity between computers, resulting in singular forms of producing music and entering the music industry. Applying a case study, we collect data regarding the trajectory of the audiovisual project, relating the phenomenon in the context of cyberculture and reporting the events inherent to the band's biography in order to understand, through exploratory and explanatory research, its presence from a promising scenario for independent artists. For this, we analyze the phenomenon relating its media actions to the three laws of cyberculture pointed out by André Lemos (2003) based on the concepts studied by Pierre Lévy (1999). We have the intention of presenting a phenomenom that is born and develops itself on the internet - aiming at different forms of interaction with fandom and working on regular album and live performance formats - in order to view the possibilities of new narratives and performances that arise from the social reconfigurations provided by cyberculture, which has been considerably transforming the musical and audiovisual productions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Souza (fernando@biblioteca.ufpb.br) on 2017-10-03T11:30:25Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 4430244 bytes, checksum: ce5c9eabd6064c768a0b4bffe3b1bb81 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-03T11:30:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 4430244 bytes, checksum: ce5c9eabd6064c768a0b4bffe3b1bb81 (MD5) Previous issue date: 2017-02-24eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:49:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 4430244 bytes, checksum: ce5c9eabd6064c768a0b4bffe3b1bb81 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2106 bytes, checksum: b6d005bd037ec8f448db08e1b02403bb (MD5) Previous issue date: 2017-02-24en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectAudiovisualpor
dc.subjectVideoclipepor
dc.subjectCiberculturapor
dc.subjectIamamiwhoamipor
dc.subjectFandompor
dc.subjectAudiovisualeng
dc.subjectVideoclipeeng
dc.subjectCybercultureeng
dc.subjectIamamiwhoamieng
dc.subjectFandomeng
dc.titleNarrativa e performance na cibercultura: o fenômeno iamamiwhoami e sua interação com fãs e fandom na internetpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Nicolau, Marcos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5260274722922345por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2519170784451583por
dc.description.resumoO projeto audiovisual sueco iamamiwhoami é um fenômeno que surge a partir da cibercultura. Através de ferramentas e recursos proporcionados pela internet, toda a sua narrativa é constituída por videoclipes. Suas particularidades se apresentam desde a lógica de produção e disseminação de conteúdo, transitando por novas modalidades de performances ao vivo, até o relacionamento peculiar com seu público que, apesar de restrito, é engajado e intensamente envolvido com o projeto. Levantando os conceitos que emergem do contexto da cibercultura e suas leis vigentes, encaramos iamamiwhoami como um fenômeno que nasce e se desenvolve de acordo com esta ambiência, inteiramente digital, capaz de reunir práticas interacionais a partir da conectividade geral entre computadores, resultando em formas singulares de produzir música e se inserir na indústria fonográfica. Aplicando um estudo de caso, recolhemos dados no que diz respeito à trajetória do projeto audiovisual, situando o fenômeno no contexto da cibercultura e relatando os acontecimentos inerentes à biografia da banda para compreendermos, através de uma pesquisa explorativa e explicativa, sua construção de presença a partir de um cenário promissor para artistas independentes. Para isto, analisamos o fenômeno relacionando suas ações midiáticas às três leis da cibercultura apontadas por André Lemos (2003) com base nos conceitos abordados Pierre Lévy (1999). Nutrimos, dessa forma, o intuito de apresentar um fenômeno que nasce e se desenvolve na internet - visando diferentes formas de interação com o fandom e tencionando formatos já convencionados pelo cenário musical de álbum e performance ao vivo - com a finalidade de enxergarmos as possibilidades narrativas e performáticas que surgem a partir das reconfigurações proporcionadas pela cibercultura, que vem transformando consideravelmente as produções voltadas para o ramo musical.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiências Jurídicaspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Jurídicaspor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18844/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo total4,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.