Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9682
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima Filho, José Marinho de-
dc.date.accessioned2017-10-04T11:32:40Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:12:06Z-
dc.date.available2018-07-21T00:12:06Z-
dc.date.issued2017-02-10-
dc.identifier.citationLIMA FILHO, José Marinho de. Estudo sobre o modelo de gestão educacional utilizado na Mata-Centro/PE no período de 2012/2016. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes)-Universidade Federal da Paraíba, 2017.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9682-
dc.description.abstractThis dissertation talks about a scientific investigation about the School Manager’s Formation Program of Pernambuco – PROGEPE, instituted by State Education Secretariat – SEDUC, for teachers and technicians from public education who proposed to exercise the charge of school manager. The job came by the interest of manager formation’s investigation, ministered by University of Pernambuco with faceto- face classes and distance classes in 2012, making manager’s survey profile who graduated by PROGEPE, analyzing the performance, practice actions that contributed to better educations results. Profiting from a exploratory, documental and bibliographic research, from interviews with managers, teachers and students who can bring results and studies through reflections of thinkers and theorists like Moacir Gadotti, Heloísa Luck, Vitor Paro, Edgar Morin and Paul Senge. Took place by read the national and state legislation in your guidelines, normative instructions referred to formative and advisory process from PROGEPE. The founded results didn’t mean an exhaustion of the subject, just the beginning of a scientific and specific knowledge research of the democratic school manager in public education in Pernambuco, at mata-centro between 2012-1016.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Souza (fernando@biblioteca.ufpb.br) on 2017-10-04T11:32:40Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2012096 bytes, checksum: 5d7cd6a37e5495fb0818d40993b903c8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-04T11:32:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2012096 bytes, checksum: 5d7cd6a37e5495fb0818d40993b903c8 (MD5) Previous issue date: 2017-02-10eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:12:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2012096 bytes, checksum: 5d7cd6a37e5495fb0818d40993b903c8 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2186 bytes, checksum: 171c065aab418fd97953e137d0584d80 (MD5) Previous issue date: 2017-02-10en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectGestor Escolarpor
dc.subjectProgepepor
dc.subjectPublic politicseng
dc.subjectFormationeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleEstudo sobre o modelo de gestão educacional utilizado na Mata-Centro/PE no período de 2012/2016por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Aragão, Wilson Honorato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4673228883610996por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7553827459965652por
dc.description.resumoEsta dissertação trata-se de uma investigação científica sobre o Programa de Formação de Gestor Escolar de Pernambuco – PROGEPE, instituído pela secretaria Estadual de Educação – SEDUC – PE, voltado para professores e técnicos da rede pública estadual que se propuseram a exercer o cargo de gestor escolar. O trabalho partiu do interesse de investigar a formação do gestor, ministrado pela Universidade de Pernambuco com aulas presenciais e à distância no ano de 2012, fazendo levantamento do perfil dos gestores formados pelo PROGEPE, analisando o desempenho, as ações práticas que contribuíram para a melhoria de resultados educacionais. Utilizando-se de uma pesquisa exploratória, documental e bibliográfica, a partir de entrevistas com gestores, professores e alunos que possam gerar resultados e estudos através das reflexões de pensadores e teóricos como Moacir Gadotti, Heloísa Luck, Vitor Paro, Edgar Morin e Paul Senge. Realizou-se leitura da legislação nacional e estadual em suas diretrizes, instruções normativas referentes ao processo formativo e consultivo do PROGEPE. Os resultados encontrados não significam um esgotamento do assunto, apenas o início da busca do conhecimento científico e específico da gestão escolar democrática na rede Estadual de Pernambuco, na mata-centro entre 2012-2016.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentespor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18207/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo total1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.