Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9790
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinheiro, Victor Souza-
dc.date.accessioned2018-04-06T20:00:29Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:51:02Z-
dc.date.available2018-07-20T23:51:02Z-
dc.date.issued2016-08-26-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Victor Souza. Mito Desmascarado: o super-herói Americano em Ex Machina, 2016. 161 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9790-
dc.description.abstractThe terrorist attack that hit the World Trade Center in New York on September 11, 2001, caused a historical impact in the United States of America, awakening in the country’s cultural industry a massive, patriotic reaction of endorsement of the War on Terror that followed. One of the centerpieces of that period, the American Superhero, however, was also mobilized to articulate criticism to the George W. Bush’s military campaign in some comics of the time, which also problematized the condition of that mythical figure of mass culture, a recognized nationalist symbol, during an increasingly contested government – by both the domestic population and the global community. This study aims to present the Ex Machina series, by Brian K. Vaughan and Tony Harris, as a radical example of this production, invoking the methodological support of Discourse Analysis to reveal the corrupt protagonist Mitchell Hundred (or The Great Machine ) – elected mayor of New York City after saving one of the Twin Towers on a reimagined September 11 – not only as a critical reflection of the Bush administration, but a demythifying appropriation of the American Superhero, one that invests itself with a critical view of the constitutive ideology of the superheroic paradigm and shows it as a reproduction of the redemptive and benevolent facade under which the USA imposes its international authority, in alleged missions for world peace, while obscure abuses and controversial geopolitical ambitions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Cavalcante (leo.ocavalcante@gmail.com) on 2018-04-06T20:00:29Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 5216207 bytes, checksum: 96b8d07ed888a6e326a04e59f212f3ca (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-06T20:00:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 5216207 bytes, checksum: 96b8d07ed888a6e326a04e59f212f3ca (MD5) Previous issue date: 2016-08-26eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:51:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Arquivototal.pdf: 5216207 bytes, checksum: 96b8d07ed888a6e326a04e59f212f3ca (MD5) Arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2016-08-26en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectHistórias em Quadrinhospor
dc.subjectAnálise do Discursopor
dc.subjectSuper-heróispor
dc.subject11 de Setembropor
dc.subjectComicseng
dc.subjectSuperheroeseng
dc.subjectDiscourse Analysispor
dc.subjectSeptember 11por
dc.titleMito Desmascarado: o super-herói Americano em Ex Machinapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Magalhães, Henrique Paiva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9205636520385127por
dc.description.resumoO ataque terrorista que atingiu o World Trade Center, em Nova York, no dia 11 de setembro de 2001, causou impacto histórico nos Estados Unidos da América, despertando na indústria cultural do país uma massiva reação patriótica de endosso à Guerra ao Terror que se seguiu. Uma das peças centrais desse período, o Super-herói Americano, porém, também foi mobilizado para articular críticas à campanha militar de George W. Bush em alguns quadrinhos da época, que ainda problematizaram a condição daquela figura mítica da cultura de massa, reconhecido símbolo nacionalista, durante um governo crescentemente contestado – tanto pela população doméstica quanto pela comunidade global. Este estudo se propõe a apresentar a série Ex Machina, de Brian K. Vaughan e Tony Harris, como um exemplar radical dessa produção, invocando o suporte metodológico da Análise do Discurso para revelar o corrompido protagonista Mitchell Hundred (ou A Grande Máquina) – eleito prefeito de Nova York após salvar uma das Torres Gêmeas num reimaginado 11 de Setembro – não apenas como reflexo crítico da administração Bush, mas uma apropriação desmitificadora do Super-herói Americano, que se investe de uma visão crítica da ideologia constitutiva do paradigma super-heroico e o evidencia como uma reprodução da fachada redentora e benevolente sob a qual os EUA impõem sua autoridade internacional, em supostas missões pela paz mundial, enquanto obscurecem abusos e ambições geopolíticas controversas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18987/Arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total5,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.