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metadata.dc.type: Dissertação
Title: As ideias educacionais e políticas de Silvino Elvídio Carneiro da Cunha na província da Parahyba do Norte (1874 - 1876)
metadata.dc.creator: Costa, Suenya do Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Jean Carlo de Carvalho Costa
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho objetivou analisar as ideias de instrução, modernidade e progresso presentes na atuação política de Silvino Elvídio Carneiro da Cunha entre 1874 e 1875. A periodização justifica-se porque, nesse período, Carneiro da Cunha ocupou o lugar de presidente da província da Parahyba do Norte. Tendo em vista a inserção desta no processo modernizador brasileiro o governo desse sujeito desenvolveu ideias educacionais para a província parahybana que estavam vinculadas a um projeto de nação moderna trazendo temas que estavam presentes nos debates nacional e local sobre ensino livre, aulas noturnas, educação popular e formação de professores. Além disso, a atuação de Carneiro da Cunha se insere no entrelaçamento que o envolve junto ao contexto histórico no qual se encontravam Brasil e Paraíba a partir de acontecimentos que exerceram impacto político e social. Como por exemplo a revolta popular dos Quebra-Quilos, mudanças de regime, mão de obra escrava se encaminhando para o fim, construção de estradas de ferro entre outras modificações guiadas pelas ideias de progresso e modernidade. Assim, podemos compreender o modo por meio do qual essas ideias pensadas para a província foram inseridas nesse panorama da segunda metade do século XIX. Utilizamos como fonte, sobretudo, os documentos oficiais – mensagens presidenciais, relatórios, legislação, além de jornais do período para compreender a circulação de ideias e os acontecimentos que davam forma aos contornos políticos da Província. Como fundamentação teórica fizemos uso das contribuições da História Intelectual e da História Política para auxiliar interdisciplinarmente na História da Educação. Para isso, fizemos uso de literatura vasta que perpassa esses campos de pesquisa. Dentre essas obras, tomamos por exemplo a contribuição do historiador francês Jean-François Sirinelli, que nos auxiliou a entender os sujeitos numa perspectiva social e histórica e em suas trajetórias intelectuais. Outra literatura usada para fundamentar nossa pesquisa foi a partir das ideias de René Remond com sua contribuição à História Política renovada que longe de apresentar meras narrativas lineares ou biografias descontextualizadas, se utiliza, portanto, das ideias de certos sujeitos com seus contextos sociais. E, ainda, contamos com as contribuições produzidas por Roger Chartier e Francisco Falcon à História Intelectual que caracteriza-se pelo conjunto das formas de pensamento, em lugar da tradicional história das ideias procurando inserir o estudo das ideias e atitudes no conjunto das práticas sociais. Assim, situamos a História da Educação como campo capaz de fornecer confluências entre as histórias Intelectual e Política possibilitando ter elementos que subsidiam bases para pensar temas mais abrangentes, sobre o político, as sociedades e a educação em determinados contextos. Sendo assim, pretendemos, com esse esforço por compreender alguns dos elementos trazidos por Silvino Elvídio Carneiro da Cunha no contexto local, aproximar as discussões entre a historiografia, a educação e o papel desempenhado por esse sujeito.
Abstract: This work had as objective analyze the ideas of instruction, modernity and progress present in political activity of Silvino Elvídio Carneiro da Cunha between 1874 and 1875. The periodization is justified because, during that period, Carneiro da Cunha was the presidente of the province of Parahyba do Norte. In the insertion of the this in the Brazilian modernization process, Your government developed educational ideas for the province of Parahyba do Norte that were linked to a modern nation project bringing themes that were present in the national and local debates on free education, classes Popular education and teacher training. Carneiro da Cunha's work is part of the interweaving that surrounds it with the historical context in which Brazil and Paraíba were based on events that exerted political and social impact. As for example the popular revolt of the Quebra-Quilos, changes of regime, slave labor going towards the end, construction of railroads among other modifications guided by the ideas of progress and modernity. Thus we can understand the way in which these ideas designed for the province were inserted in this panorama of the second half of the nineteenth century. We used as a source, above all, the official documents - presidential messages, reports, legislation, as well as newspapers from the period to understand the circulation of ideas and the events that gave shape to the political contours of the Province. As theoretical foundation we made use of the contributions of Intellectual History and Political History to help interdisciplinarily in the History of Education. For this, we have made use of vast literature that surpasses these fields of research. Among these works, we take for example the contribution of the French historian Jean-François Sirinelli, who helped us to understand the subjects in a social and historical perspective and in their intellectual trajectories. Another literature used to base our research was based on the ideas of René Remond with his contribution to Renewed Political History that far from presenting simple linear narratives or decontextualized biographies, is therefore used of the ideas of certain subjects with their social contexts. We also count on the contributions made by Roger Chartier and Francisco Falcon to the Intellectual History that is characterized by all forms of thought, instead of the traditional history of ideas, seeking to insert the study of ideas and attitudes in the set of social practices. Thus, we place the History of Education as a field capable of providing confluences between the Intellectual and Political histories allowing to have elements that subsidize bases to think broader themes, about the politics, societies and education in certain contexts. Finally, we intend, with this effort to understand some of the elements brought by Silvino Elvídio Carneiro da Cunha in the local context, to approach the discussions between historiography, education and the role played by this subject.
Keywords: História da Educação
História Intelectual
Parahyba do Norte
Carneiro da Cunha
History of Education
Intellectual History
Political History
Parahyba do Norte
Carneiro da Cunha
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: COSTA, Suenya do Nascimento. As ideias educacionais e políticas de Silvino Elvídio Carneiro da Cunha na província da Parahyba do Norte (1874 - 1876). 2017. (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9861
Issue Date: 24-May-2017
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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