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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Educação ambiental contextualizada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no bioma caatinga: análises, reflexões e vivências pedagógicas em uma escola pública do cariri paraibano
metadata.dc.creator: Machado, Myller Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: Abílio, Francisco José Pegado
metadata.dc.description.resumo: A Caatinga, presente no Semiárido brasileiro, está entre os biomas que mais sofreram mudanças devido à intervenção humana. Além disso, tem-se historicamente o processo de colonização dos seus povos e a exploração das pessoas que ficaram reféns da alienação dos detentores do capital. Assim percebese a urgência de uma Educação Ambiental (EA) Crítica, tanto de sensibilização para a conservação do bioma, como também onde o pedagógico transforme o político, e o político o pedagógico. Deste modo o objetivo desta pesquisa foi oferecer princípios teórico-metodológicos para a efetivação de uma EA Crítica contextualizada para o bioma Caatinga na EJA de uma escola pública do Cariri Paraibano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou-se de pressupostos da Etnografia Escolar e da Pesquisa Participante, sendo dividida em três etapas: (1) perfil e percepções ambientais dos professores e dos educandos do CEJA (turno noite) na cidade de São José dos Cordeiros-PB; (2) vivências pedagógicas com os estudantes; (3) análise dos Livros Didáticos (LD) usados no CEJA acerca dos temas ambientais. Com relação aos docentes, percebeu-se que a maioria são mulheres. Todos têm graduação e a maior parte trabalha em outras escolas. Sobre as temáticas ambientais, a maioria dos professores relacionou Meio Ambiente (MA) como lugar para viver e EA como disciplina curricular. Pertinente aos estudantes a maior parte é de homens, sobrevivem com a até 1 salário mínimo e têm entre 15 e 39 anos. A maioria dos alunos, no pré-teste não responderam o que seria MA, e dos que fizeram, a maior parte relacionou a categoria como lugar para viver (pré-teste), e natureza (pós-teste). Já EA como preservacionista (no pré e pós-teste). Foram realizadas nove vivências, na escola e em outros locais, utilizando de diversas modalidades didáticas, técnicas e recursos. Com relação à análise dos LD, a subcontituinte EA Crítica foi a mais presente. Assim conclui-se que as percepções de MA e EA dos docentes denotam uma visão simplista e naturalista, sem reflexões críticas de abordar tais temas. Já os estudantes, sobre o conceito de MA no préteste em que maioria não respondeu e no pós-teste na qual todos responderam, percebe-se a importância das vivências pedagógicas que ocorreram durante a pesquisa. Durante a realização das vivências foi notório o interesse dos educandos em participarem, principalmente pelo uso de materiais contextualizados para a convivência com a região, que exponenciou as experiências de vida da maioria dos participantes. Sobre os LD analisados, percebeu-se que as temáticas ambientais, de contextualização para a convivência dos educandos que moram no Semiárido, como também da EA crítica estão presente nos LD analisados. Todavia, estas, no geral não materializam-se na prática docente, que ainda se dá em dimensões conservacionistas e pragmáticas, percebendo-se que este fenômeno reflete também nas repostas dos estudantes acerca destes temas, principalmente no questionário pré-teste. Em suma foi extremamente prazeroso trabalhar no CEJA, fatores como a receptividade de todos e a vontade de participar e aprender dos estudantes foram os melhores estímulos. Compartilhar conhecimentos, histórias de vida, tristezas e alegrias com os discentes do CEJA foi inenarrável.
Abstract: The Caatinga biome of Brazilian semiarid is among the biomes that most suffered changes due to human intervention. In addition, there is a historical process of colonization and exploitation of the people living there, where they was held hostage by the owners of capital. Thus, there is an urgent need for a Critical Environmental Education (EE), both of awareness to a conservation of the biome, as well as to the turns where the pedagogical became political, and the political became pedagogical. The objective of this research was offer theoretical-methodological principles for the accomplishment of a contextualized Critical EE for the Caatinga biome in the youth and adults education at a public school in Cariri region of Paraiba, Brazil. It is a qualitative research that was based on the assumptions of the School Ethnography and the Participant Research, being divided into three stages: (1) profile and environmental perceptions of teachers and students members of the Center for Youth and Adults Education (CEJA, In Portuguese) in the city of São José dos Cordeiros, Paraiba; (2) pedagogical experiences with students; (3) analysis of textbooks used in the CEJA on environmental issues. With regard to the teachers, it was noticed that the majority are women. Everyone has a degree and most of them work also in other schools. Regarding environmental themes, most teachers related Environment as place to live and EE as a curricular discipline. About the students, they are mostly men, surviving up to 1 minimum wage and are between 15 and 39 years old. During pre-test, most students don’t answer the question about how they conceive Environment, and that who did categorized it as the place to live, and as nature (post-test). Environmental Education was related in a preservationist way (both pre and post-test). Nine experiences were carried out, in school and in other places, using diverse didactic modalities, techniques and resources. With regard to the analysis of the textbooks, a sub-constituent “critical EE” was the most present. Thus, it is concluded that teachers' perceptions about Environmental and Environmental Education denote a simplistic and naturalistic view, without critical reflections on themes.The students, about the concept of Environment, considering that just some of them did not answer the pre-test questionnaire and not the majority answered the post-test, we realize the importance of the pedagogical experiences that occurred during a research. During the course of the experiences, was perceptible the students interest on being part an participate, in special regarding to the use of materials contextualized to the region where they live.Regarding to the textbooks analyzed, it was noticed that as environmental themes, the contextualizing for coexistence in the semiarid was present in the material analyzed. However, these do not generally materialize in the teaching practice. Teachers practice still occurs in conservationist and pragmatic dimensions, phenomenon also reflected in the answers of the students on these subjects, mainly in the pre-test questionnaire. In sum it was extremely enjoyable to work at CEJA, and factors such as a receptivity of all and a willingness to participate and learn the students was the best stimuli. Sharing knowledge, life histories, sorrows and joys with the students of the CEJA was unspeakable. Keywords: Caatinga biome. Environmental Education. Youth and Adults Education.
Keywords: Bioma Caatinga
Educação Ambiental Crítica
Educação de Jovens e adultos
Caatinga biome
Environmental Education
Youth and Adults Education
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Gerenciamento Ambiental
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Citation: MACHADO, Myller Gomes. Educação ambiental contextualizada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no bioma caatinga: análises, reflexões e vivências pedagógicas em uma escola pública do cariri paraibano. 2017. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9881
Issue Date: 9-Feb-2017
Appears in Collections:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente

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