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metadata.dc.type: Tese
Title: Sobre humanos e máquinas: marcos epistêmicos, ontológicos e éticos para compreensão do ciborgue e aprendizagem humana na cultura digital
metadata.dc.creator: Oliveira, Daniel Figueiredo de
metadata.dc.contributor.advisor1: Brennand, Edna Gusmão de Góes
metadata.dc.description.resumo: A presente investigação tem como foco um estudo sobre como os ciborgues se constituem, na nova dinâmica da emergência da cibercultura e do ciberespaço, de que maneira os cibernativos naturalizaram as demandas tecnológicas e as implicações destas configurações no terreno da aprendizagem humana. Nesse contexto, o mundo da cultura tem se formalizado como uma segunda natureza produzida pelo engenho humano, através de um ecossistema de cibernativos, de humanos híbridos, amalgamados pela hiperconectividade simbiótica, ou seja, pela incorporação de inorganicidade como potencializadora de um novo status existencial. No contexto destas novas configurações a pesquisa procurou analisar as relações entre humanos e máquinas inteligentes, a partir da construção de fundamentos conceituais com vistas a construir bases para uma filosofia do ciborgue e suas configurações na aprendizagem humana atual. A Tese que norteou a investigação foi: a cultura digital traz em si uma dinâmica ciborguinana de produção da existência humana alterada cognitivamente pelas relações entre humanos e máquinas. Considerando os complexos aspectos que foram articulados e conhecidos a metodologia utilizada tomou como base o conceito de rizoma para traçar uma cartografia conceitual capaz de elucidar aspectos fundamentais do território das relações entre os seres humanos e as máquinas inteligentes, tendo como foco aspectos concernentes às possibilidades de aprendizagem. A cartografia analítica foi sendo construída a partir do princípio da multiplicidade, o que favoreceu a análise pela produção ou ressignificação dos conceitos que compuseram o mapa do estudo uma vez que as estruturas foram construídas no decorrer da emergência de vias e entradas rizomáticas escolhidas, atentando sempre para as possíveis linhas de fugas registradas. Foram construídas linhas ontológicas, éticas e epistêmicas para situar a racionalidade sociotécnica que subjaz a sociedade moderna e contemporânea. Na equação teórica construída os processos educativos e os processos de aprendizagem foram os protagonistas para a síntese do estudo. Como resultados foram delineados elementos introdutórios para o surgimento de uma filosofia do ciborgue como fundamento da aprendizagem humana. Destes elementos emerge a concepção de práticas ciborguianas entendidas como práticas epistêmicas, ontológicas e éticas no movimento reflexivo proporcionado pelas tecnologias, redes digitais e realidade virtual que foi denominada de ciberfilosofia.
Abstract: This work examines the ways in which cyborgs are constituted in the emerging dynamics of cyberculture and cyberspace, how cybernatives naturalize their technological needs, and the implications for these configurations for the field of human learning. In this context, the world of culture has become formalized as a second nature produced by human ingenuity, by way of an ecosystem of cybernetics, of hybrid humans constiututed through their symbiotic hyperconnectivity, that is to say, by the incorporation of the inorganic as a facilitator of a new existential status. In the context of these new configurations, the present research seeks to describe the relations between humans and intelligent machines, from the construction of conceptual foundations for grounding a philosophy of the cyborg and its configurations in human learning today. The guiding thesis of this investigation is that digital culture incorporates a cyborgian dynamics of production of cognitively altered human existence through the relations between humans and machines. Considering the complex aspects that have already been articulated and developed, the methodology used in this research took the concept of rhizome as a base on which to draw a conceptual cartography capable of elucidating the fundamental aspects of the territory of the relations between human beings and intelligent machines, focusing on aspects concerning the possibilities of learning. The analytic cartography was constructed based on the principle of multiplicity, which favored analysis by production or re-signification of the concepts that made up the study map once structures were constructed in the course of the emergence of chosen direcitons and rhizomatic inputs, always attent to possibilities of registered lines of escape. Ontological, ethical and epistemic lines were developed in order to situate the sociotechnical rationality that underlies modern and contemporary society. In the constructed theoretical equation, the educational and learning processes were taken to be the protagonists for the synthesis of the study. Our results outline the introductory elements for the emergence of a philosophy of the cyborg as the foundation of human learning. These elements give rise to a conception of cyborg practices understood as the epistemic, ontological and ethical practices of the reflexive movement provided by technology, digital networks and virtual reality which can be named cyberphilosophy.
Keywords: Ciborgue
Máquinas inteligentes
Aprendizagem humana
Educação
Práticas ciborguianas
Ciberfilosofia
Cyborg
Intelligent machines
Human learning
Education
Cyborg practices
Cyberphilosophy
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: OLIVEIRA, Daniel Figueiredo de. Sobre humanos e máquinas: marcos epistêmicos, ontológicos e éticos para compreensão do ciborgue e aprendizagem humana na cultura digital. 2017. 269 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9888
Issue Date: 16-May-2017
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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