Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9906
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Medeiros, Soraya Maria de | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-18T18:08:15Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-20T23:56:49Z | - |
dc.date.available | 2018-07-20T23:56:49Z | - |
dc.date.issued | 1995-12-29 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Soraya Maria de. Formas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúde. 1995, 240 f. Dissertação, (Mestrado Educação) - Universidade Federal da Paraíba,João Pessoa, 1995. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9906 | - |
dc.description.abstract | Abstract unavailable. PDF in image mode. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Maria José Rodrigues Paiva (mjpaiva.ufpb@gmail.com) on 2018-05-18T18:08:15Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 47629738 bytes, checksum: 3d1cd49eba3980fbd32a5ff047b237cf (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-18T18:08:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 47629738 bytes, checksum: 3d1cd49eba3980fbd32a5ff047b237cf (MD5) Previous issue date: 1995-12-29 | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-20T23:56:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 47629738 bytes, checksum: 3d1cd49eba3980fbd32a5ff047b237cf (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 4748 bytes, checksum: 054e75c1aa249951ee2382ceeee46797 (MD5) Previous issue date: 1995-12-29 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
dc.rights | Acesso aberto | por |
dc.subject | Educação de adultos | por |
dc.subject | Saúde pública | por |
dc.title | Formas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúde | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Coelho Filho, Paulo Ramos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2068281775213576 | por |
dc.description.resumo | O presente estudo analisa as formas de conhecimento em saúde, os confronmtos e as possibilidades de viabilização nas práticas de saúde no Bairro Bom Jesus - Mossoró - RN. Consta portanto de um estudo de caso que, enquanto particularidade estudada, sinaliza sobre as possibilidades de generalização do tema. A sistematização do universo simbólico e representações sociais dos atores sociais investigados e sua contextualização histórico-social confirmam em parte as premissas iniciais do estudo sobre o conflito de classes sociais e a relação de dominação saber/poder entre a medicina institucionalizada e as práticas populares, bem como sobre a dimensão pedagógica dessas práticas e elementos próprios de uma racionalidade que orienta essas práticas. Esses elementos de racionalidade das práticas populares em saúde obedecem a uma lógica interna característica, que têm vinculação com as condições de vida e a inserção de classe social. Guarda no seu interior, também, elementos definitivamente constatados como místico-religiosos, enquanto experiência calcada na cotidianidade de forma ritualizada e sacralizada. Porém, no decorrer da pesquisa, emergem outros desdobramentos dessa racionalidade implícita às práticas e suas articulações com o universo mais amplo, tais como a constatação que a vinculação no dado existencial de sobrevivência não é única e exclusivamente território das classes populares; outras classes ou fração delas também lançam mão das ditas práticas populares enquanto espaço e alternativa de cura para os seus problemas de sobrevivência existencial ou por descrédito nas práticas oficiais. As classes populares também lutam por seus direitos de cidadania à saúde, ao acesso universal às práticas oficiais de medicina ao mesmo tempo em que procuram, conservar suas práticas de transmissão oral, exercitando-as através de um processo dinâmico e cotidiano de apropriação e (re)criação desses conhecimentos, tendo como características principais a busca da sobrevivência e a identidade de classe social. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.publisher.initials | UFPB | por |
dc.subject.cnpq | TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS | por |
dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/19431/arquivototal.pdf.jpg | * |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | Arquivo total | 46,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.