Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9906
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMedeiros, Soraya Maria de-
dc.date.accessioned2018-05-18T18:08:15Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:56:49Z-
dc.date.available2018-07-20T23:56:49Z-
dc.date.issued1995-12-29-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Soraya Maria de. Formas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúde. 1995, 240 f. Dissertação, (Mestrado Educação) - Universidade Federal da Paraíba,João Pessoa, 1995.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9906-
dc.description.abstractAbstract unavailable. PDF in image mode.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria José Rodrigues Paiva (mjpaiva.ufpb@gmail.com) on 2018-05-18T18:08:15Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 47629738 bytes, checksum: 3d1cd49eba3980fbd32a5ff047b237cf (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-18T18:08:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 47629738 bytes, checksum: 3d1cd49eba3980fbd32a5ff047b237cf (MD5) Previous issue date: 1995-12-29eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:56:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 47629738 bytes, checksum: 3d1cd49eba3980fbd32a5ff047b237cf (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 4748 bytes, checksum: 054e75c1aa249951ee2382ceeee46797 (MD5) Previous issue date: 1995-12-29en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação de adultospor
dc.subjectSaúde públicapor
dc.titleFormas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúdepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Coelho Filho, Paulo Ramos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2068281775213576por
dc.description.resumoO presente estudo analisa as formas de conhecimento em saúde, os confronmtos e as possibilidades de viabilização nas práticas de saúde no Bairro Bom Jesus - Mossoró - RN. Consta portanto de um estudo de caso que, enquanto particularidade estudada, sinaliza sobre as possibilidades de generalização do tema. A sistematização do universo simbólico e representações sociais dos atores sociais investigados e sua contextualização histórico-social confirmam em parte as premissas iniciais do estudo sobre o conflito de classes sociais e a relação de dominação saber/poder entre a medicina institucionalizada e as práticas populares, bem como sobre a dimensão pedagógica dessas práticas e elementos próprios de uma racionalidade que orienta essas práticas. Esses elementos de racionalidade das práticas populares em saúde obedecem a uma lógica interna característica, que têm vinculação com as condições de vida e a inserção de classe social. Guarda no seu interior, também, elementos definitivamente constatados como místico-religiosos, enquanto experiência calcada na cotidianidade de forma ritualizada e sacralizada. Porém, no decorrer da pesquisa, emergem outros desdobramentos dessa racionalidade implícita às práticas e suas articulações com o universo mais amplo, tais como a constatação que a vinculação no dado existencial de sobrevivência não é única e exclusivamente território das classes populares; outras classes ou fração delas também lançam mão das ditas práticas populares enquanto espaço e alternativa de cura para os seus problemas de sobrevivência existencial ou por descrédito nas práticas oficiais. As classes populares também lutam por seus direitos de cidadania à saúde, ao acesso universal às práticas oficiais de medicina ao mesmo tempo em que procuram, conservar suas práticas de transmissão oral, exercitando-as através de um processo dinâmico e cotidiano de apropriação e (re)criação desses conhecimentos, tendo como características principais a busca da sobrevivência e a identidade de classe social.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqTOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/19431/arquivototal.pdf.jpg*
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdfArquivo total46.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.