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Tipo: Dissertação
Título: Formas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúde
Autor(es): Medeiros, Soraya Maria de
Primeiro Orientador: Coelho Filho, Paulo Ramos
Resumo: O presente estudo analisa as formas de conhecimento em saúde, os confronmtos e as possibilidades de viabilização nas práticas de saúde no Bairro Bom Jesus - Mossoró - RN. Consta portanto de um estudo de caso que, enquanto particularidade estudada, sinaliza sobre as possibilidades de generalização do tema. A sistematização do universo simbólico e representações sociais dos atores sociais investigados e sua contextualização histórico-social confirmam em parte as premissas iniciais do estudo sobre o conflito de classes sociais e a relação de dominação saber/poder entre a medicina institucionalizada e as práticas populares, bem como sobre a dimensão pedagógica dessas práticas e elementos próprios de uma racionalidade que orienta essas práticas. Esses elementos de racionalidade das práticas populares em saúde obedecem a uma lógica interna característica, que têm vinculação com as condições de vida e a inserção de classe social. Guarda no seu interior, também, elementos definitivamente constatados como místico-religiosos, enquanto experiência calcada na cotidianidade de forma ritualizada e sacralizada. Porém, no decorrer da pesquisa, emergem outros desdobramentos dessa racionalidade implícita às práticas e suas articulações com o universo mais amplo, tais como a constatação que a vinculação no dado existencial de sobrevivência não é única e exclusivamente território das classes populares; outras classes ou fração delas também lançam mão das ditas práticas populares enquanto espaço e alternativa de cura para os seus problemas de sobrevivência existencial ou por descrédito nas práticas oficiais. As classes populares também lutam por seus direitos de cidadania à saúde, ao acesso universal às práticas oficiais de medicina ao mesmo tempo em que procuram, conservar suas práticas de transmissão oral, exercitando-as através de um processo dinâmico e cotidiano de apropriação e (re)criação desses conhecimentos, tendo como características principais a busca da sobrevivência e a identidade de classe social.
Abstract: Abstract unavailable. PDF in image mode.
Palavras-chave: Educação de adultos
Saúde pública
CNPq: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MEDEIROS, Soraya Maria de. Formas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúde. 1995, 240 f. Dissertação, (Mestrado Educação) - Universidade Federal da Paraíba,João Pessoa, 1995.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9906
Data do documento: 29-Dez-1995
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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