Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9906
Tipo: | Dissertação |
Título: | Formas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúde |
Autor(es): | Medeiros, Soraya Maria de |
Primeiro Orientador: | Coelho Filho, Paulo Ramos |
Resumo: | O presente estudo analisa as formas de conhecimento em saúde, os confronmtos e as possibilidades de viabilização nas práticas de saúde no Bairro Bom Jesus - Mossoró - RN. Consta portanto de um estudo de caso que, enquanto particularidade estudada, sinaliza sobre as possibilidades de generalização do tema. A sistematização do universo simbólico e representações sociais dos atores sociais investigados e sua contextualização histórico-social confirmam em parte as premissas iniciais do estudo sobre o conflito de classes sociais e a relação de dominação saber/poder entre a medicina institucionalizada e as práticas populares, bem como sobre a dimensão pedagógica dessas práticas e elementos próprios de uma racionalidade que orienta essas práticas. Esses elementos de racionalidade das práticas populares em saúde obedecem a uma lógica interna característica, que têm vinculação com as condições de vida e a inserção de classe social. Guarda no seu interior, também, elementos definitivamente constatados como místico-religiosos, enquanto experiência calcada na cotidianidade de forma ritualizada e sacralizada. Porém, no decorrer da pesquisa, emergem outros desdobramentos dessa racionalidade implícita às práticas e suas articulações com o universo mais amplo, tais como a constatação que a vinculação no dado existencial de sobrevivência não é única e exclusivamente território das classes populares; outras classes ou fração delas também lançam mão das ditas práticas populares enquanto espaço e alternativa de cura para os seus problemas de sobrevivência existencial ou por descrédito nas práticas oficiais. As classes populares também lutam por seus direitos de cidadania à saúde, ao acesso universal às práticas oficiais de medicina ao mesmo tempo em que procuram, conservar suas práticas de transmissão oral, exercitando-as através de um processo dinâmico e cotidiano de apropriação e (re)criação desses conhecimentos, tendo como características principais a busca da sobrevivência e a identidade de classe social. |
Abstract: | Abstract unavailable. PDF in image mode. |
Palavras-chave: | Educação de adultos Saúde pública |
CNPq: | TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | MEDEIROS, Soraya Maria de. Formas de conhecimento em saúde: confrontos e viabilização em uma prática de educação em saúde. 1995, 240 f. Dissertação, (Mestrado Educação) - Universidade Federal da Paraíba,João Pessoa, 1995. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9906 |
Data do documento: | 29-Dez-1995 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | Arquivo total | 46,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.