Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6627
Tipo: Dissertação
Título: Aspectos da aplicação da geometria plana analítica como elemento de formalização na composição musical.
Autor(es): Rodrigues, Wander Vieira
Primeiro Orientador: Alves, Jose Orlando
Primeiro Coorientador: Feitosa, Antonio Joaquim Rodrigues
Resumo: O presente ensaio analítico tem como objetivo descrever o processo de formalização composicional a partir da utilização de princípios da geometria plana analítica na criação da obra Euclidianas que é um ciclo sinfônico composto por três peças: Transmutações I, II e III. Assim, o trabalho está dividido em três pontos importantes: o planejamento macro-estrutural, o planejamento geométrico e a realização musical. Além das questões envolvendo os processos texturais de conexão e contraste abordados por Mary Wennerstrom, o planejamento tem ênfase na variação do parâmetro densidade desenvolvido por Wallace Berry. Esses conceitos foram associados aos princípios da geometria analítica, como, por exemplo, processos de rotação, aumentação, diminuição e deformação em sua disposição individual e composta para moldar os desdobramentos de agregados sonoros na composição. Este trabalho foi concebido para a compreensão dos aspectos básicos que envolvem um processo composicional formalizado, que é de grande valia para o aprendizado e utilização de ferramentas disponíveis e desenvolvidas na música do séc XX.
Abstract: This essay aims at describing a formalized compositional process that applies principles of analytical plain geometry in order to compose the symphonic music Euclidianas, which is a cycle consisting of three pieces: Transmutações I, II e III. Thus, this work is made up by three important points: The macro structural planning, the geometrical planning, and the musical composition. Besides the questions involving the process of textural connection and contrast approached by Mary Wennerstrom, the planning is emphasized by variation of the density parameter developed by Wallace Berry. These concepts were associated with the principles of analytical geometry, such as rotation, augmentation, diminution and deformation process in their individual or compound disposition to mold and develop the sound aggregates in the composition. The conception of this work based on the understanding of some aspects that are related to the formalized compositional process, which is very important to the learning and to the application of some available and developed tools in twentieth century music.
Palavras-chave: Planejamento Composicional Formalizado
Música Textural
Geometria Plana Analítica
Formalized Compositional Planning
Textural Music
Analytical Plain Geometry
CNPq: ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Citação: RODRIGUES, Wander Vieira. Aspectos da aplicação da geometria plana analítica como elemento de formalização na composição musical. 2010. 107 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6627
Data do documento: 2-Mar-2010
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.