Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10591
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise crítica do discurso multimodal sobre representações da mulher em Mrs. Potato Head
metadata.dc.creator: Gomes, Brenda Aureliano
metadata.dc.contributor.advisor1: Bezerra, Fábio Alexandre Silva
metadata.dc.description.resumo: Na sociedade contemporânea, os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes, e isso é fator determinante no modo como as relações pessoais e sociais se estabelecem e funcionam. Nesse contexto, é necessário estar atentos à forma como as representações sobre os mais diversos aspectos da vida social são construídas e disseminadas. A presente pesquisa, que tem como objeto de estudo o videoclipe e a letra da música Mrs. Potato Head, da cantora Melanie Martinez, objetiva analisar e discutir a representação da mulher construída por meio do texto multimodal tendo em vista suas marcas ideológicas e as relações de poder que nele estão imbricadas. Para tal, fez-se uso de estudos em Multimodalidade e Análise Crítica do Discurso, a partir de conceitos e categorias de análise da gramática visual de Kress e van Leeuwen (2006), bem como do modelo tridimensional proposto por Fairclough (1995), de modo a detectar aspectos relevantes para as análises das imagens dinâmicas do vídeo e dos elementos (ações, participantes e suas características) da letra no sentido de compreender como esses dois modos semióticos contribuem para a construção de identidades específicas. Resultados gerais demonstram que a representação da mulher no texto multimodal em foco foi fortemente moldada por dois agentes principais: a figura masculina e a mídia, a partir da influência do discurso hegemônico sobre beleza e da relação assimétrica de poder entre homem e mulher. Por fim, foi possível ratificar a importância da leitura crítica para a sociedade atual, em especial por meio de práticas de multiletramentos, a fim de capacitar (possibilitar?) que os indivíduos estejam cada vez mais conscientes da maneira como textos específicos constroem representações particulares a partir da mobilização de recursos semióticos variados.
Abstract: In contemporary society, technological resources are increasingly present, and this is a determining factor in the way personal and social relationships function and are established. In this context, we must be alert to the way representations on the most diverse aspects of social life are constructed and disseminated. The present research, whose object of study are the lyrics and music video of Mrs. Potato Head, by Melanie Martinez, aims to analyze and discuss the representation of women constructed through the multimodal text in view of their ideological marks, as well as the power relations that are inserted in it. For that, studies in Multimodality and Critical Discourse Analysis were used, based on concepts and categories of visual grammar analysis by Kress and van Leeuwen (2006), as well as the tridimensional model proposed by Fairclough (1995), to detect relevant aspects to the analysis of the dynamic images of the music video, as well as the elements (actions, participants and their characteristics) of the lyrics, in order to understand how these two semiotic modes contribute to the construction of specific identities. Overall results show that the representation of the woman in the multimodal text was strongly shaped by two main agents: the male figure and the media, based on the influence of the hegemonic discourse on beauty and the asymmetrical power relation between men and women. Finally, it was possible to ratify the importance of critical reading for today's society, especially through multiliteracy practices, in order to enable individuals to become increasingly aware of the way in which specific texts build particular representations through the mobilization of varied semiotic resources.
Keywords: Multimodalidade
Análise crítica do discurso
Mídia
Representações de gênero
Multiletramentos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Estrangeiras Modernas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10591
Issue Date: 5-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BAG05062018.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons