Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10603
Tipo: TCC
Título: O EFOPLI-UFPB e suas contribuições para a formação de professores de língua inglesa e alunos de Letras Inglês na Paraíba
Autor(es): BARBOSA, Max Alan da Costa
Primeiro Orientador: Pérez, Mariana
Resumo: O presente trabalho, vinculado à Linguística Aplicada, teve como objetivo compreender os impactos do programa de extensão de formação inicial e continuada EFOPLI: Espaços para a Formação do Professor de Inglês, sobre os professores de inglês na Paraíba, assim como sobre os alunos de Letras que participam das suas ações. Para isso, abordamos alguns documentos oficiais nacionais que tratam da formação docente, seguido da análise de um questionário de cunho qualitativo aplicado em março de 2018, com dez participantes do programa, para analisar o impacto do mesmo no que concerne à formação docente através de suas percepções, relatos de experiências e opiniões. Para a análise, utilizamos trechos das respostas dos participantes, relacionando-os às discussões de autores que tratam da formação de professores, como Almeida Filho (1997), Farrell & Richards (2005), Machado (2007), Landy (2010), Siqueira (2011), entre outros. As respostas dos participantes apontam para a necessidade de espaços para a formação docente e também chamam atenção para o fato de que o EFOPLI é um espaço que promove reflexão, pensamento crítico e troca de experiências, o que demonstra o comprometimento do programa com o processo de formação docente.
Abstract: This study, bound to Applied Linguistics, had as objective to comprehend the impacts of the extension program for initial and continuing teacher development EFOPLI: Espaços para a Formação do Professor de Inglês, on English teachers in Paraiba, as well as on Letras students who are engaged in its works. For this purpose, we approached some official Brazilian documents which deal with teacher development, followed by the analysis of a qualitative based questionnaire applied in March 2018 with ten participants of the program to analyze the program’s impact regarding teacher development through their perceptions, experiences reports and opinions. For the analysis, we used the participants’ reports, relating them to the discussion of authors who deal with teacher development such as Almeida Filho (1997), Farrell & Richards (2005), Machado (2007), Landy (2010), Siqueira (2011), amongst others. The participants’ answers point to the necessity of teacher education spaces and they also called the attention to the fact that EFOPLI is a space which promotes reflection, critical thinking and the exchange of experiences, which demonstrates the commitment of the program to the teacher development process.
Palavras-chave: EFOPLI
Formação docente
Formação docente continuada
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10603
Data do documento: 7-Jul-2018
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACB07062018.pdf687,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons