Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10604
Tipo: TCC
Título: Surdez e educação: aspectos históricos e práticas inclusivas no ensino de língua inglesa.
Autor(es): LUNA, Maria Eduarda do Nascimento
Primeiro Orientador: Costa, Walison Paulino de Araújo
Resumo: Este trabalho objetiva discutir sobre alguns aspectos ligados às práticas inclusivas em relação ao aluno surdo, no contexto do ensino da língua inglesa. Especificamente, objetivamos resgatar alguns aspectos históricos em torno dos indivíduos surdos; discutir conceitos basilares na interface ensino e surdez; debater a respeito de práticas inclusivas na formação de professores de língua estrangeira no atendimento de alunos surdos; e refletir sobre a importância da adaptação de materiais de língua inglesa para o aluno com surdez. A partir dos objetivos expostos, este trabalho foi realizado à luz de Balbino-Neto; & Medrado (2011), Salles et al (2004), Sacks (1998), Brasil (2005), Alves & Gotti (2007), Guarinello (2007), Silva (2006), Gesser (2009). Em termos metodológicos, caracterizamos esta pesquisa como bibliográfica, de cunho qualitativo. Fizemos um resgate histórico, através do qual vimos o trafegar das práticas dispensadas ao sujeito com surdez ao longo dos tempos. Por meio da discussão de alguns conceitos, como surdez, material didático, educação inclusiva etc., chegamos a questões mais particulares, como por exemplo, algumas reflexões sobre a adaptação de material didático para surdos, entre outros aspectos.
Abstract: This work aims to discuss some aspects related to inclusive practices in relation to the deaf student, in the context of English language teaching. Specifically, we aim to recover some historical aspects around the deaf people; discuss basic concepts in the interface teaching and deafness; discussing about inclusive practices in the training of foreign language teachers for deaf students; and reflect the importance of adapting English language materials to the deaf student. Based on the objectives presented, this work was carried out from Balbino-Neto; (2008), Salles et al (2004), Sacks (1998), Brazil (2005), Alves & Gotti (2007), Guarinello (2007), Silva (2006) and Gesser (2009). In methodological terms, we characterize this research as a bibliographical, qualitative. We brought a historical account, through which we could see the existence of some practices towards deaf people through the ages. Through discussion of some concepts, such as deafness, didactic material, inclusive education, etc., we came to more particular questions, such as some reflections on the adaptation of didactic material for the deaf, among other aspects.
Palavras-chave: Língua Inglesa
Surdez
Inclusão
Ensino
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10604
Data do documento: 8-Jul-2018
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MENL08062018.pdf488,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons