Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10605
metadata.dc.type: TCC
Title: " O uso do SIGAA como ferramenta de aprendizagem no curso de Letras Inglês da UFPB "
metadata.dc.creator: CARVALHO, Ruth Raquel Nascimento de
metadata.dc.contributor.advisor1: Luna e Silva, Danielle de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar o uso do SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas) como ferramenta de aprendizagem no curso de Letras Inglês nos turnos matutino e noturno. A pesquisa foi embasada nos Parâmetros Curriculares Nacionais, em textos teóricos de Zacharias (2016) e Jung (2007), além do próprio site do SIGAA Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do site SIGAA Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em conjunto com o auxílio dos departamentos Superintendência de Tecnologia de Informação da UFPB (STI) e Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP). Foi aplicada uma pesquisa por amostragem aos discentes do curso de Letras Inglês e a análise dos dados ocorreu de forma qualitativa e quantitativa. Para melhor refletir sobre o uso do SIGAA, recorremos à teoria do letramento e letramento digital para compreender o sistema como ferramenta de aprendizagem. Ao analisar os questionários, descobriu-se que são poucas ferramentas tecnológicas que se utilizam como recursos de aprendizagem. Além disso, os discentes sentiram a falta de apoio institucional ao utilizarem o SIGAA. Por sua vez, o novo sistema aproximou discentes e docentes do curso de Letras, e, em sua grande maioria, os alunos estão satisfeitos com o SIGAA, devido a sua praticidade e agilidade.
Abstract: This works intends to analyze the use of SIGAA (Integrated System for Management of Academic Activities) as a learning tool in the Letras English course (morning and evening shifts). This research was based on the Parâmetros Currículos Nacionais and on theoretical texts from Zacharias (2016) and Jung (2007) as well as on the SIGAA Federal University of Paraíba (UFPB) and Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) websites, and resources from the Superintendence of Informational Technology (STI) and Pro-Rectory of Personal Management (PROGEP). A research by sampling was performed with the student body of Letras English and the data analysis was done qualitatively and quantifiably. In order to reflect about the use of SIGAA, we turned to literacy and digital literacy theories so as to understand how this system can be employed as learn too. Our analysis found that few technology tools from SIGAA are being used as learning resources. Besides that, the student body felt that more support could have been given by the University to help them use the system. On the other hand, SIGAA has brought students closer to their professors and the majority of those who took part in this survey are satisfied with SIGAA due to its agility and convenience.
Keywords: SIGAA
letramento digital
leitura
aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Estrangeiras Modernas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10605
Issue Date: 5-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RRNC05062018.pdf621,92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons