Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10607
metadata.dc.type: TCC
Title: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: VISÕES DOS SUJEITOS DA ESCOLA
metadata.dc.creator: Cavalcante, Luciano Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Albino, Ângela Cristina Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Maria Betânia Sabino
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Magna Lúcia da
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo vem com o objetivo principal de compreender a visão que os sujeitos da escola (gestores e professores de Biologia) têm sobre o trabalho e a presença dos estagiários no cotidiano das instituições. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado questionários semi-estruturados sendo realizado com os sujeitos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlota Barreira Areia – PB e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Bronzeado Sobrinho Remígio – PB. O Estágio Supervisionado é o primeiro momento na prática em que o Estagiário obtém a oportunidade de conhecer a realidade na qual atuará, construindo sua própria identidade profissional, e aprimorando sua contínua formação de professor. O Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Campus II Areia, teve seu início no ano de 2008, sendo dividido em quatro Estágios Supervisionados o I, II, III e IV, sendo esses diferenciados na carga horária e no nível de ensino escolar. A partir da análise dos dados, constatamos que a visão que os sujeitos das escolas apresentam sobre o trabalho e o convívio diário com esses estagiários em suas instituições é bom, pois eles são participativos, inovadores, chegam com aulas diferentes das tradicionais, novas metodologias, novas ideias. Acarretando em um melhor ensino e aprendizagem e contribuindo de maneira direta com toda comunidade escolar.
Abstract: This study comes with the main objective to understand the view that the subject of the school (Biology managers and teachers) have on labor and the presence of trainees in the daily life of the institutions. As data collection instrument was applied semi-structured questionnaires being conducted with the subjects of the State Elementary School and Middle School Carlota Barrier Sand - PB and the State School of Elementary and Secondary Education Joseph Tan Nephew Remigio - PB. The Supervised Internship is the first time in practice where the trainee gets the opportunity to know the reality in which will act by building their own professional identity and improving its ongoing teacher training. The Supervised Internship in the Course of Degree of the Federal University of Paraiba Biological Sciences (UFPB) Campus II Sand, got its start in 2008, divided into four stages Supervised the I, II, III and IV, and these differentiated in charge hourly and school education. From the analysis of the data, we find that the view that the subject of the schools have on work and daily contact with these trainees in their institutions is good, they are participatory, innovative, arrive with different traditional classes, new methods, new ideas. Resulting in improved teaching and learning and contributing seamlessly with the entire school community.
Keywords: Estágio Supervisionado
Estagiário
Sujeitos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Biológicas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10607
Issue Date: 16-Dec-2015
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LCC23072018.pdf901,47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.