Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10612| Tipo: | TCC |
| Título: | Livro didático: Papel construtivo no processo de ensino de aprendizagem em escolas públicas |
| Autor(es): | PATRICIO, Wagner de Sousa |
| Primeiro Orientador: | Andrade, Barthyra Cabral Vieira de |
| Resumo: | Este trabalho de pesquisa abrange o uso do livro didático em sala de aula e seu valor como importante ferramenta de apoio ao trabalho docente e à formação do educando. Realizamos reflexões sobre sua utilização a partir de observações de aulas de cinco professores e da análise das respostas de um questionário respondido por quatro deles - todos professores de língua inglesa do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Orlando Cavalcante Gomes em João Pessoa, na Paraíba. Investigar o uso do livro didático com foco na questão da leitura nas aulas de língua inglesa e seu papel construtivo no processo de ensino aprendizagem na escola pública Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Orlando Gomes foi o nosso principal objetivo. Buscamos articular o que observamos nas respostas dos professores, sua prática de ensino e o que é proposto nos documentos oficiais. Como referências teóricas, utilizamos Sousa (2008, 2010), as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCEM, 2006) e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNS) Língua Inglesa, entre outros. Os documentos oficiais acima citados propõem que os professores devem atuar visando à construção de uma base discursiva nos alunos, através do engajamento no discurso, fazendo isso em uma perspectiva integracionista. Sendo assim, entre os aspectos discutidos neste trabalho, observamos que a formação de alunos leitores é uma necessidade imediata. Ficamos também mais conscientes de que, no que diz respeito à questão da leitura, devemos desenvolver práticas de leitura no cotidiano escolar, visando à consolidação de uma habilidade leitora nos alunos e isto só pode ser alcançado se os instrumentos forem apropriados e se houver planejamento. Por meio da pesquisa, identificamos questões de pouco ou nenhum uso do livro didático, evidenciando que mesmo após implementação do PNLD, ainda persiste esta realidade na escola pública da pesquisa. |
| Abstract: | This research work includes the use of the textbook in the classroom and its value as an important tool to support the teaching work and the education of the student. We made reflections about its use from observations of classes of five teachers and the analysis of the answers of a questionnaire answered by four of them - all English language teachers of the High School in the State School of Elementary and Middle School. Orlando Cavalcante Gomes in João Pessoa, Paraíba. Investigating the use of the textbook focusing on the issue of reading in the English language classes and its constructive role in the process of teaching learning in the state public school. Orlando Gomes was our main goal. We seek to articulate what we observe in the teachers' responses, their teaching practice and what is proposed in the official documents. As a theoretical reference, we used Sousa (2008, 2010), the National Curricular Guidelines for Secondary Education (OCEM, 2006) and the National Curricular Parameters of Secondary Education (PCNS), English Language, among others. The official documents cited above propose that teachers should act to build a discursive basis in the students, through the engagement in the discourse, doing so in an integrationist perspective. Thus, among the aspects discussed in this study, we observed that the formation of student readers is an immediate necessity. We are also more aware that, with regard to the issue of reading, we must develop reading practices in the school everyday, aiming to consolidate a reading ability in the students and this can only be achieved if the instruments are appropriate and if there is planning. Through the research, we identified issues of little or no use of the textbook, evidencing that even after PNLD implementation, this reality still persists in the public school of research. |
| Palavras-chave: | Livro didático Leitura Escola Pública |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
| Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10612 |
| Data do documento: | 8-Jun-2018 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| WSD08062018.pdf | 396,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
