Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1087
Tipo: | TCC |
Título: | O ensino de função a partir da contextualização e interdisciplinaridade: uma proposta com recursos tecnológicos. |
Autor(es): | Silva, Joel Miranda da. |
Primeiro Orientador: | Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes. |
Resumo: | Os documentos oficiais de Educação do Brasil – Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1998, 2006) apontam para a necessidade de pesquisas que incentivem contextualização, interdisciplinaridade e uso de tecnologia. Com fins de atingirmos o objetivo Elaborar e analisar um planejamento didático para o conteúdo de Funções, para uma turma de 9° ano, nos lançamos a uma pesquisa exploratória e bibliográfica, de cunho qualitativo. A origem de nossa pesquisa teve fundamentos a partir das experiências de Estágios Supervisionados 2 e 4, ofertadas pela Universidade Federal da Paraíba (Modalidade Ensino a Distância). Com a experiência pudemos expor a realidade do Ensino no Município de Queimadas, Paraíba. Após apresentada nossa experiência prática, tecemos uma breve síntese teórica sobre a História do Conceito de Função, até sugerirmos nosso planejamento didático envolvendo o conteúdo de Funções. Posteriormente analisamos a sequência didática elaborada. Para fundamentar nossa pesquisa, entre vários autores, utilizamos Magarinuz (2013), Ponte (1992) e Zuffi (2001). Como sugestões de pesquisas futuras indicamos a aplicação de nossa proposta didática e nossas contribuições ao cenário científico se fez válida quando propomos, como produto final, a construção de uma WebQuest ou de outros métodos de divulgação de informação construída em conjunto com os alunos, como cartazes ou palestras. |
Abstract: | From Official Documents of Education of Brasil - National Curriculum Parameters - PCN (1998, 2006) defend the point to the need to encourage research that context, interdisciplinary and use of technology. With the purpose of achieving the objective Develop and analyze a didactic planning for the functions of content, for a 9th grade class, launched in the exploratory and bibliographical research, qualitative nature. The origin of our research was justified from the experience from Estágio Supervisionado 2 and 4, offered by the Universidade Federal da Paraíba (Style Distance Learning). With the experience we were able to expose the reality of education in the municipality of Queimadas, Paraíba. After presented our practical experience, we weave a brief theoretical overview of the Function Concept of History, we suggest to our educational planning involving the functions of content. Later we analyze the didactic sequence elaborated. To support our research, among several authors, use Magarinuz (2013), Ponte (1992) and Zuffi (2001). As future research suggestions indicate the application of our didactic proposal and our contributions to scientific scenario became valid when we propose, as a final product, the construction of a WebQuest or other information dissemination methods built together with students such as posters or lectures. |
Palavras-chave: | Funções Recursos tecnológicos Contextualização e interdisciplinaridade Functions Contextualização e interdisciplinaridade Contextualization and interdisciplinarity |
Departamento: | Matemática |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1087 |
Data do documento: | 5-Set-2016 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JMS05092016.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.