Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10966
metadata.dc.type: TCC
Title: A ambiguidade e o texto de humor: uma análise do gênero tirinha em propostas didáticas
metadata.dc.creator: SILVA, Diego Sousa da
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferraz, Mônica Mano Trindade
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho vai mostrar que, muitas vezes, quem utiliza um gênero textual na elaboração de uma atividade, professores, por exemplo, perde a oportunidade de explorar textos ricos em recursos linguísticos e fenômenos semânticos, fazendo uso dos textos como pretexto para estudo da gramática normativa, abordando-a apenas de forma metalinguística. Fizemos uma pesquisa aprofundada nos quatro livros pertencentes a um dos autores mais estudados nas escolas do Brasil, William Cereja que, junto a Thereza Cochar, produziu a coleção "Português Linguagens", a fim de constatar como se dá o tratamento de um fenômeno semântico – ambiguidade, no caso – em um gênero multimodal muito presente nos livros didáticos (LD’s): a tirinha. Com as concepções de Koch (2004) acerca do que é texto e Marcuschi (2008) nos dando base sobre tipo textual, gênero textual, suporte e domínio discursivo, fizemos um levantamento quantitativo sobre os gêneros multimodais presentes no objeto de análise e, de acordo com a concepção de semântica abordada por Ilari e Geraldi (2004), recortamos nosso corpus de análise, composto por oito atividades presentes na coleção, das quais quatro exploram a ambiguidade presente na tirinha que há na atividade e quatro não o fazem. Buscamos, ao longo desta pesquisa, não dar um objetivo único, mas levar o leitor a reflexões acerca dos saberes necessários para explorar mais de um LD, por este ser um material obrigatório, mas nunca totalmente satisfatório, além de permitir que quem leia perceba que é necessário explorar a tirinha tanto no material didático em uso quanto na elaboração de questões extras, por ser um gênero constituído de muitos recursos linguísticos verbais e não verbais.
Abstract: The present study will show that who use a textual genre in the elaboration of an activity, teachers, for example, lose the opportunity to explore texts which are rich in linguistic resources and semantic phenomena, making use of texts as a pretext for studying grammar normative, approaching it only in a metalinguistic way. We did an in - depth research on the four textbooks belonging to one of the most studied authors in Brazilian schools, William Cereja who, together with Thereza Cochar, produced the collection "Portuguese Linguagens", in order to verify how the treatment of a semantic phenomenon - ambiguity, in this case - in a multimodal genre very present in textbooks: the tirinha. Using Koch's (2004) conceptions about what text is and Marcuschi (2008) giving us a base on textual type, textual genre, support and discursive domain, we made a quantitative survey about the multimodal genres present in the object of analysis and, according to with the conception of semantics addressed by Ilari and Geraldi (2004), we cut our corpus of analysis, composed of eight activities present in such collection, in which four of them explore the ambiguity present in the comic strip in the activity and other four do not. Throughout this research, we seek not to give a single objective, but to lead the reader to reflections about the knowledge needed to explore more than one LD, since this is a mandatory material, but never totally satisfactory, as well as allowing those who read to perceive that it is necessary to explore the tirinha both in the didactic material in use and in the elaboration of extra questions, being a genre constituted of many verbal and nonverbal linguistic resources.
Keywords: ambiguidade
tirinha
multimodalidade
gênero
análise linguística
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10966
Issue Date: 8-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DSS08062018.pdf3,9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons