Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10994
metadata.dc.type: TCC
Title: A escrita na Educação de Jovens e Adultos: um estudo a partir da prática docente na Escola Estadual Indígena Guilherme da Silveira - Rio Tinto-PB
metadata.dc.creator: CHAGAS, Lenderson Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor1: Furtado, Quezia Vila Flor
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar o processo de aprendizagem da escrita na Educação de Jovens e Adultos, e suas dificuldades em relação à coesão e coerência textuais. Este estudo fundamentou-se nas contribuições de Furtado (2010, 2015), Freire (2005), Schwartz (2012), Soares (2002), Kleiman (1995), Fávero (1991) e Koch e Elias (2012). O campo de pesquisa foi a Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Guilherme da Silveira, localizada na aldeia Monte mor, Rio Tinto-PB. Os sujeitos participantes da pesquisa foram cinco alunos dos ciclos III e IV da escola mencionada, no ano de 2017. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, e utilizamos a observação participante proposta por Richardson (1999). Concluímos que os alunos da Educação de Jovens e Adultos apresentam dificuldades de escrita, e nesse sentido, o professor deve aprimorar sua didática para auxiliá-los,objetivando alcançar melhorias significativas
Abstract: The present work aimed to analyze the learning process of writing in EJA - Educação de Jovens e Adultos (Youth and Adult Education), and its difficulties regarding cohesion and coherence in the text. The contributions of Furtado (2010; 2015), Freire (2005), Schwartz (2012), Soares (2002), Kleiman (1995), Fávero (1991) and Koch and Elias (2012) had an important role in fulfilling this study. The research field was the Indigenous State School for Elementary and Middle School Guilherme da Silveira, located in Monte Mor village, Rio Tinto-PB. The research participants were five students from cycles III and IV of the aforementioned school, in 2017. The methodology applied was qualitative, and we used the participant observation proposed by Richardson (1999). We conclude that EJA students have difficulties concerning their writing skill, and in this sense, the teacher should improve his didactics to assist them, with the aim of achieving significant improvements.
Keywords: Aprendizagem
Escrita
Educação de Jovens e Adultos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10994
Issue Date: 5-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LFC05062018.pdf912,26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons