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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11000
Tipo: TCC
Título: O trabalho com a análise linguística nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental: um relato de experiência
Autor(es): SILVA, Marcelli de Souza da.
Primeiro Orientador: Melo, Maria de Fátima Benício de
Resumo: Neste trabalho, relatamos as experiências vivenciadas como estagiária das disciplinas Estágio Supervisionado IV e V, do período 2017.1, do Curso de Licenciatura em Letras Português da Universidade Federal da Paraíba, por meio de um projeto de intervenção intitulado “A Sociedade e os Padrões de Beleza”, com a turma do 7º ano do Ensino Fundamental II, na Escola Cidadã Integral Padre Hildon Bandeira, localizada à Rua Caetano Filgueiras, no bairro da Torre, na cidade de João Pessoa- PB. Ao proceder a esse relato, temos como objetivo apontar alternativas para o docente articular o conhecimento linguístico e o literário, apresentando a prática de análise linguística como uma estratégia metodológica eficaz nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental. Para alcançarmos nosso propósito, utilizamos os seguintes aportes teóricos: Antunes (2003, 2007); Cosson (2011); Dalvi (2013); Franchi (2006); Geraldi (2006); Martelotta (2008); Mendonça (2006); Miranda (2006); Possenti (1996); Solé (1998); Travaglia (2002). Ademais, consideramos a perspectiva desenvolvida sobre o ensino de língua portuguesa nos documentos oficiais: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB (BRASIL, 1996) e os Parâmetros Curriculares para o Ensino Fundamental – PCNs (BRASIL, 1998). Verificamos que, através deste trabalho, os discentes puderam ampliar sua capacidade de leitura e de escrita, por meio da prática de análise linguística, relacionando estratégias de leitura com o conhecimento linguístico e com textos que circulam na comunidade, preparando-os para atuar na realidade em que vivem.
Abstract: In this labor, we report on the experiences of internships in the subjects Supervised Stage IV and V, from the 2017.1 period, of the Licentiate Course in Portuguese Letters of the Federal University of Paraiba, through an intervention project entitled "Society and Beauty Standards ", With the 7th grade class of Elementary School II, at the Padre Hildon Bandeira Integral Citizenship School, located on the street Caetano Filgueiras, in the Torre district , in the city of João Pessoa- PB. In this report, we aim to identify alternatives for the teacher to articulate linguistic and literary knowledge, presenting the practice of linguistic analysis as an effective methodological strategy in Portuguese language classes in elementary school. To achieve our purpose, we use the following theoretical contributions: Antunes (2003, 2007); Cosson (2011); Dalvi (2013); Franchi (2006); Geraldi (2006); Martelotta (2008); Mendonça (2006); Miranda (2006); Possenti (1996); Solé (1998); Travaglia (2002). Furthermore, we consider the developed perspective on Portuguese language teaching in official documents: Law of Directives and Bases of National Education - LDB (BRASIL, 1996) and Curricular Parameters for Elementary Education - CPNs (BRAZIL, 1998). We verified that, through this work, the students were able to increase their reading and writing skills, through the practice of linguistic analysis, linking reading strategies with the linguistic knowledge and with texts that circulate in the community, preparing them to act in the reality in which they live.
Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa
Ensino Fundamental
Prática de Análise Linguística
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11000
Data do documento: 7-Jun-2018
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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