Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11024
Tipo: TCC
Título: Gênero na perspectiva das professoras do ensino fundamental I em uma escola pública de Pitimbu - PB
Autor(es): Silva, Edilene Araujo Firminio da
Primeiro Orientador: Silva, Jeane Felix da
Resumo: Este rabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo refletir sobre as questões de gênero na perspectiva de cinco professoras dos anos iniciais do ensino fundamental I, em uma escola pública de Pitimbu-PB. Nesse sentido, foram realizadas entrevistas com essas professoras visando, a partir de suas falas, conhecer seus posicionamentos acerca do tema gênero e suas manifestações na escola. Os resultados analisados indicam uma lacuna ou impasse no que diz respeito ao tema, uma vez que as professoras apesar de indicarem não fazerem diferença entre os gêneros nas atividades em sala de aula, na prática, esperam que meninos e meninas se comportem de formas “diferentes”, ou seja, as meninas como delicadas e frágeis e os meninos como corajosos e fortes. Esta pesquisa é de caráter qualitativo exploratório e tem como principais referenciais teóricos autoras como Guacira e Felipe. Concluímos que é de suma importância abordar as questões de gênero tanto na prática das atividades em sala quanto na formação docente, com o objetivo de promover uma sociedade mais justa.
Abstract: This course Conclusion work aims to reflect on gender issues from the perspective of five teachers from the initial years of elementary school I, in a public school in Pitimbu-PB. In this sense, interviews were conducted with these teachers aiming, from their lines, to know their positions about the theme gender and its manifestations in the school. The results analyzed indicate a gap or impasse with regard to the theme, since teachers, despite indicating that they do not differentiate between genders in classroom activities, in practice expect boys and girls to behave in "different ways" ", That is, the girls as delicate and fragile and the boys as brave and strong. This research has qualitative exploratory character and has as main theoretical references authors such as Guacira and Felipe. We conclude that it is extremely important to address gender issues both in the practice of classroom activities and in teacher education, with the aim of promoting a more just society.
Palavras-chave: Gênero
Escola
Formação docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11024
Data do documento: 12-Jun-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EAFS26062018.pdf510,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.