Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11030
Tipo: TCC
Título: O processo de ensino e aprendizagem de jovens e adultos na concepção de docentes de uma escola municipal da cidade de Coremas - PB
Autor(es): Andrade, Maria do Desterro Balbino de
Primeiro Orientador: Pereira, Priscilla Leandro
Resumo: O presente estudo se dedicou a estudar o processo de ensino aprendizagem na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, por meio da concepção de docentes de uma escola municipal de ensino infantil e fundamental do município de Coremas - PB. Nesse sentido, a pesquisa tomou respaldo teórico as ideias Strelhow (2010), Cury (2000), Freire (1996), entre outros que discutem acerca da Educação de Jovens e Adultos, a fim de estabelecermos um diálogo com a teoria. Para tanto, o estudo teve como objetivo geral averiguar a concepção dos docentes da educação de jovens e adultos I Segmento sobre o processo de ensino e aprendizagem da EJA. Partindo desse objetivo geral, traçamos os métodos de pesquisa definindo-a como de campo, de caráter qualitativo, a fim de se aproximar da realidade da escola supracitada. Como instrumento de coleta das informações utilizou-se do questionário aberto aplicado à três docentes que atuam no primeiro segmento da EJA na escola em questão. As informações obtidas na pesquisa foram organizadas e discutidas a fim de atingir aos objetivos propostos. Como resultado, obteve-se que as docentes percebem o processo de ensino e aprendizagem da EJA como um processo que se dá de forma simplificada e que leva em conta o contexto real no qual o aluno se encontra inserido. Neste processo, os alunos são levados a solucionar problemas e questionar os dilemas da vida.
Abstract: The present study was devoted to studying the process of teaching learning in the modality of Youth and Adult Education, through the conception of the teachers of the Municipal School of Infant and Infant Education Fundamental, in the municipality of Coremas / PB. In this sense, the research took theoretical support of the ideas Strelhow (2010), Cury (2000), Freire (1996), among others that discuss about Youth and Adult Education, in order to establish a dialogue with the theory. For that, the study had as general objective to ascertain the conception of the teachers of youth and adult education I Segment on the teaching and learning process of the EJA. Starting from this general objective, we draw the research methods defining it as a field, of a qualitative nature, in order to approach the reality of the school mentioned above. As an instrument for collecting information, the open questionnaire applied to three teachers working in the first segment of the EJA in the school in question was used. The information obtained in the research was organized and discussed in order to reach the proposed objectives. As a result, it was obtained that the teachers perceive the teaching and learning process of the EJA as a process that occurs in a simplified way and that takes into account the real context in which the student is inserted. In this process, students are led to solve problems and question the dilemmas of life.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Ensino - aprendizagem
Docentes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11030
Data do documento: 28-Jun-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MDBA12122017.pdf515,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.