Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11039
metadata.dc.type: TCC
Title: Vivência do consumidor em confeitarias de João Pessoa
metadata.dc.creator: Vasconcelos, Ana Marina de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Francisco José da
metadata.dc.description.resumo: As organizações varejistas voltadas para o ramo alimentício, buscam cada vez mais satisfazer as necessidades dos seus consumidores, para isso é necessário conhecer os fatores de maior relevância na opinião do cliente. Esse estudo analisou 4 variáveis sendo elas: Ambiente, Atendimento, Sortimento e Políticas, com base no estudo de Ramos (2009), com o objetivo de responder quais fatores têm maior influência e destaque na opinião do consumidor em um estabelecimento voltado ao contexto de confeitarias de João Pessoa. Após aplicada uma amostra de 135 questionários em 3 diferentes confeitarias de João Pessoa, foi realizada uma análise descritiva e conjunta (Conjoint Analysis). Foram utilizados 9 perfis de confeitarias com as 4 variáveis, tanto negativas como positivas, afim de entender qual influência uma tem sob a outra. Após a tabulação ter sido elaborada através do software SPSS, foi possível atender o objetivo proposto, diagnosticando que a variável de maior impacto foi a de Atendimento quando se trata dos perfis analisados e com maiores notas atribuídas, da mesma forma, os com menores notas são aqueles que possuem a variável de Atendimento ruim. Após Atendimento, a variável de maior impacto foi Ambiente, seguido de Sortimento e Políticas. O resultado obtido através dessa pesquisa, poderá ser viável para os gestores do segmento, mostrando o grau de satisfação do consumidor com relação ao seu estabelecimento e se os recursos utilizados estão tendo concordância com a opinião do cliente.
Abstract: Não possui abstract.
Keywords: Administração de mercado
Mercado de varejo
Comportamento do consumidor
Satisfação do cliente
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11039
Issue Date: 7-Nov-2017
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMSV26072018.pdf190,21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons