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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11056
Tipo: TCC
Título: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PERSPECTIVAS DOS DOCENTES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO APRENDIZAGEM
Autor(es): Diniz, José Lucas de Almeida
Primeiro Orientador: Albino, Ângela Cristina Alves
referee1 : Pereira, Franklin Kaic Dutra
referee2: Xavier, Wilson José Félix
Resumo: O Documento Base Nacional Comum Curricular é de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais para os alunos desenvolver as etapas e modalidades ao longo da Educação Básica, de modo que tenham garantidos seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em concordância com o Plano Nacional da Educação. Este documento aplica-se exclusivamente à educação escolar, como a define a Lei de Diretrizes e Bases, 9394/96 sendo orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos que apontam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, como fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais. O presente estudo objetivou analisar a perspectiva docente sobre a BNCC na área de Ciências da Natureza, bem como a verificação dos seus aspectos priorizados nessa área. Avaliamos também a proposição metodológica e de conhecimento específico de Química na BNCC. Assim, a pesquisa foi desenvolvida a partir de um questionário estruturado com 11 perguntas, objetivas e subjetivas e tendo como sujeitos, sete professores da rede de Ensino de escola pública, sendo dois da cidade de Areia-PB, três de Arara-PB e dois de Remígio-PB. Consequentemente para a análise dos dados a partir do questionário, indagamos os professores sobre as suas compreensões da BNCC, a formação docente e mudança de currículo, os eixos formativos e a capacidade docente como também se há avanços no ensino de Ciências, bem como optamos por debater com relação o olhar dos docentes. Assim a pesquisa com os professores percebemos posições divergentes a BNCC por se tratar de uma política pública da Educação, salientando que os professores da pesquisa são a favor de uma construção de uma Base Nacional Comum, porém o que os deixam preocupados com a Educação é a forma e a rapidez que ela veio se desenvolvendo nos últimos anos, a limitação imposta e desconsiderando os problemas enfrentados pelos educandos, como infraestrutura de trabalho, dupla jornada de trabalho violência e o salário mais uma vez esquecida pelo PNE.
Abstract: The National Curriculum Framework is normative in nature and defines the organic and progressive set of essential learning for students to develop the stages and modalities throughout Basic Education, so as to guarantee their learning and development rights in accordance with the National Education Plan. This document applies exclusively to school education, as defined in the Law on Guidelines and Bases, 9394/96, which is guided by ethical, political and aesthetic principles that aim at an integral human formation and the construction of a just, democratic and inclusive society, as grounded in the National Curricular Guidelines. The present study had the objective to analyze the teaching perspective on NCF in the field of Natural Sciences, as well as the observation of its prioritized aspects in the area. We also evaluated the methodology and specific knowledge of Chemistry at NCF. The research was developed from a questionnaire structured with 11 objective and subjective questions involving seven teachers from the public school teaching network, two from the city of Areia-PB, three from Arara-PB and two from Remígio-PB. For the analysis of the data from the questionnaire, we asked the teachers about their understanding of the NCF, teacher training and curriculum change, training axes and teaching capacity as well as advances in Science teaching, opting to debate these in their perspective. We noticed divergent positions regarding NCF due to its public Education policy nature, emphasizing that the teachers from the research are in favor of building a Common National Base, however concerned about how fast Education has been developing in recent years, as well as the limitations imposed, not to mention other problems faced, such as work infrastructure, double working hours, violence and the wage once again forgotten by the PNE.
Palavras-chave: BNCC
Ensino de ciências
Formação docente
CNPq: CNPQ: QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11056
Data do documento: 7-Jul-2018
Aparece nas coleções:TCC - Química - CCA

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