Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11081
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPontes, Marizete da Silva-
dc.date.accessioned2018-08-01T10:40:52Z-
dc.date.available2018-07-18-
dc.date.available2018-08-01T10:40:52Z-
dc.date.issued2018-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11081-
dc.description.abstractThe teaching-learning relationship in education makes possible a reflection on the pedagogical practices in the classroom and how the negative experiences can influence the pupil to have a misconception about mathematical education. Faced with this panorama, we question the teaching practices of teachers of children's education and how they can stand out for a new conception of education. The present study aims to understand the relationship between teachers and mathematics education in the initial grades. The methodology used was the bibliographical and field research, with a qualitative approach, carried out through the application of semi-structured questionnaires to four teachers working in children's education, two of public school and two of private school, all in the city of João Pessoa- PB. The research is based on the evaluative conceptions of the legal provisions (Law on the Guidelines and Bases of National Education - LDBEN, Law No. 9.394 / 96, and the National Curriculum Framework for Early Childhood Education - RCNEI) 1994), Weisz and Sanchez (2009), among others, on the teaching practice, regarding the methodology of scientific work. The data of this research indicate that the autonomy and commitment of teachers of mathematics education are the differential in pedagogical practice, since they have the power to disseminate knowledge in the school context. Thus, it is considered that reflection is a constant in the life of the teacher, emphasizing the importance of continuing education and timely intervention, provoking curiosity in the search for knowledge.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-08-01T10:40:52Z No. of bitstreams: 1 MSP18072018.pdf: 1327700 bytes, checksum: 25b16683f9f9ca5a14e95241eda2058b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-01T10:40:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MSP18072018.pdf: 1327700 bytes, checksum: 25b16683f9f9ca5a14e95241eda2058b (MD5) Previous issue date: 2018-06-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleMatemática na educação infantil: relação do ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Kalina de França-
dc.description.resumoA relação ensino-aprendizagem na educação possibilita uma reflexão a respeito das práticas pedagógicas em sala de aula e como as vivências negativas podem influenciar o alunado a ter uma concepção errônea em relação à educação matemática. Diante deste panorama, questionam-se as práticas docentes dos professores da educação infantil e como podem sobressair-se para uma nova concepção de ensino. O presente estudo tem como objetivo compreender a relação dos docentes com o ensino da matemática nas séries iniciais. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a de campo, de abordagem qualitativa, realizada por meio de aplicação de questionários semiestruturados a quatro docentes atuantes na educação infantil, sendo duas de escola pública e duas de escola privada, todas na cidade de João Pessoa-PB. A pesquisa está embasada nas concepções avaliativas dos dispositivos legais (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, Lei no. 9.394/96, e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI), e das considerações de autores como Kammi (1994), Weisz e Sanchez (2009), entre outros, sobre a prática docente, no que tange à metodologia do trabalho científico. Os dados desta pesquisa indicam que a autonomia e empenho dos professores da educação matemática são o diferencial na prática pedagógica, pois possuem o poder de disseminar o conhecimento no âmbito escolar. Assim, considera-se que a reflexão seja uma constante na vida do docente, ressaltando a importância da formação continuada e da intervenção oportuna, provocando curiosidade na busca pelo saber.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSP18072018.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.