Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11082
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamalho, Katherine Medeiros Holmes-
dc.date.accessioned2018-08-01T10:58:29Z-
dc.date.available2018-07-18-
dc.date.available2018-08-01T10:58:29Z-
dc.date.issued2018-06-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11082-
dc.description.abstractThe research addresses the process of acquiring reading and writing in literacy classrooms. The purpose of this research was to describe how the teaching-learning process of reading and of writing in school occurs, to identify the main difficulties faced in classrooms and to verify the methodological practices used in the process of reading and writing in literacy. Lamb; Days; Molina (2014), Freire (2015), Gerhardt; Silveira (2009), Kleiman; Assis (2016), Kuethe (1974), Libâneo (1994), Piaget (1999), Soares (2003; 2010), were authors of the study. The methodology used was a field research, in addition to the bibliographic research on the subject, the data collection was performed through a questionnaire answered by three professionals from a public school in João Pessoa-PB. The results indicate that the acquisition of reading and writing within the literacy classroom takes place in a procedural way, through a pedagogical intervention, methodological practices and teaching strategies in line with social issues.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-08-01T10:58:29Z No. of bitstreams: 1 KMHR18072018.pdf: 401662 bytes, checksum: b7d4a90c06be096990f0cb7f0d13f993 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-01T10:58:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KMHR18072018.pdf: 401662 bytes, checksum: b7d4a90c06be096990f0cb7f0d13f993 (MD5) Previous issue date: 2018-06-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleO processo de aquisição da leitura e escrita na alfabetização: relato e análise de algumas experiênciaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costa-
dc.description.resumoA pesquisa aborda o processo de aquisição da leitura e da escrita em salas de aula da alfabetização. O intuito desta pesquisa foi descrever como acontece o processo de ensino-aprendizagem da leitura e a da escrita na escola, identificar quais as principais dificuldades enfrentadas nas salas de aula e verificar as práticas metodológicas utilizadas no processo de aquisição da leitura e da escrita na alfabetização. Cordeiro; Dias; Molina (2014), Freire (2015), Gerhardt; Silveira (2009), Kleiman; Assis (2016), Kuethe (1974), Libâneo (1994), Piaget (1999), Soares (2003; 2010), foram autores norteadores do estudo. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo, além da pesquisa bibliográfica sobre a temática, a coleta de dados foi realizada através de um questionário respondido por três profissionais de uma escola pública de João Pessoa-PB. Os resultados indicam que a aquisição da leitura e da escrita, dentro da sala de aula da alfabetização acontece de forma processual, por meio de uma intervenção pedagógica, das praticas metodológicas e das estratégias de ensino em consonância com as questões sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KMHR18072018.pdf392,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.