Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11082
Tipo: | TCC |
Título: | O processo de aquisição da leitura e escrita na alfabetização: relato e análise de algumas experiências |
Autor(es): | Ramalho, Katherine Medeiros Holmes |
Primeiro Orientador: | Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costa |
Resumo: | A pesquisa aborda o processo de aquisição da leitura e da escrita em salas de aula da alfabetização. O intuito desta pesquisa foi descrever como acontece o processo de ensino-aprendizagem da leitura e a da escrita na escola, identificar quais as principais dificuldades enfrentadas nas salas de aula e verificar as práticas metodológicas utilizadas no processo de aquisição da leitura e da escrita na alfabetização. Cordeiro; Dias; Molina (2014), Freire (2015), Gerhardt; Silveira (2009), Kleiman; Assis (2016), Kuethe (1974), Libâneo (1994), Piaget (1999), Soares (2003; 2010), foram autores norteadores do estudo. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo, além da pesquisa bibliográfica sobre a temática, a coleta de dados foi realizada através de um questionário respondido por três profissionais de uma escola pública de João Pessoa-PB. Os resultados indicam que a aquisição da leitura e da escrita, dentro da sala de aula da alfabetização acontece de forma processual, por meio de uma intervenção pedagógica, das praticas metodológicas e das estratégias de ensino em consonância com as questões sociais. |
Abstract: | The research addresses the process of acquiring reading and writing in literacy classrooms. The purpose of this research was to describe how the teaching-learning process of reading and of writing in school occurs, to identify the main difficulties faced in classrooms and to verify the methodological practices used in the process of reading and writing in literacy. Lamb; Days; Molina (2014), Freire (2015), Gerhardt; Silveira (2009), Kleiman; Assis (2016), Kuethe (1974), Libâneo (1994), Piaget (1999), Soares (2003; 2010), were authors of the study. The methodology used was a field research, in addition to the bibliographic research on the subject, the data collection was performed through a questionnaire answered by three professionals from a public school in João Pessoa-PB. The results indicate that the acquisition of reading and writing within the literacy classroom takes place in a procedural way, through a pedagogical intervention, methodological practices and teaching strategies in line with social issues. |
Palavras-chave: | Alfabetização Leitura Escrita Práticas pedagógicas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11082 |
Data do documento: | 6-Jun-2018 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KMHR18072018.pdf | 392,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.