Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11082
metadata.dc.type: TCC
Title: O processo de aquisição da leitura e escrita na alfabetização: retato e análise de algumas experiências
metadata.dc.creator: Ramalho, Katherine Medeiros Holmes
metadata.dc.contributor.advisor1: Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costa
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa aborda o processo de aquisição da leitura e da escrita em salas de aula da alfabetização. O intuito desta pesquisa foi descrever como acontece o processo de ensino-aprendizagem da leitura e a da escrita na escola, identificar quais as principais dificuldades enfrentadas nas salas de aula e verificar as práticas metodológicas utilizadas no processo de aquisição da leitura e da escrita na alfabetização. Cordeiro; Dias; Molina (2014), Freire (2015), Gerhardt; Silveira (2009), Kleiman; Assis (2016), Kuethe (1974), Libâneo (1994), Piaget (1999), Soares (2003; 2010), foram autores norteadores do estudo. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo, além da pesquisa bibliográfica sobre a temática, a coleta de dados foi realizada através de um questionário respondido por três profissionais de uma escola pública de João Pessoa-PB. Os resultados indicam que a aquisição da leitura e da escrita, dentro da sala de aula da alfabetização acontece de forma processual, por meio de uma intervenção pedagógica, das praticas metodológicas e das estratégias de ensino em consonância com as questões sociais.
Abstract: The research addresses the process of acquiring reading and writing in literacy classrooms. The purpose of this research was to describe how the teaching-learning process of reading and of writing in school occurs, to identify the main difficulties faced in classrooms and to verify the methodological practices used in the process of reading and writing in literacy. Lamb; Days; Molina (2014), Freire (2015), Gerhardt; Silveira (2009), Kleiman; Assis (2016), Kuethe (1974), Libâneo (1994), Piaget (1999), Soares (2003; 2010), were authors of the study. The methodology used was a field research, in addition to the bibliographic research on the subject, the data collection was performed through a questionnaire answered by three professionals from a public school in João Pessoa-PB. The results indicate that the acquisition of reading and writing within the literacy classroom takes place in a procedural way, through a pedagogical intervention, methodological practices and teaching strategies in line with social issues.
Keywords: Alfabetização
Leitura
Escrita
Práticas pedagógicas
Literacy
Reading
Writing
Pedagogical practices
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11082
Issue Date: 6-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KMHR18072018.pdf392,25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.